A ÉTICA COMO FILOSOFIA PRIMEIRA: UMA ANÁLISE FILOSÓFICA DE "MINEIRINHO" DE CLARICE LISPECTOR

Autores

  • Lourival Robty Santos de Souza Instituto Santo Tomas de Aquino
  • David Fernandes Faculdade Ari de Sá

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2019v10n20p836-844

Palavras-chave:

Ética, Alteridade, Filosofia, Clarice Lispector, Literatura

Resumo

A proposta geral desta pesquisa consiste em analisar a crônica “Mineirinho”, escrita por Clarice Lispector a partir da perspectiva da filosofia de Lévinas em que a ética é assumida como a filosofia primeira. Trata-se, em um primeiro momento, em delinear a filosofia levinasiana e seus principais conceitos, como ética, alteridade, rosto, para que se possa relacionar com a narrativa de Lispector e sua aspiração literária e o seu filosofar diante de um cenário em que encontrou um homem assassinado por seus crimes e uma justiça humana falha, incapaz de conceber Mineirinho como um ser humano. A ética surge como uma chave de leitura para a análise textual por engendrar uma cultura que valora o ser humano e que pode propiciar também uma nova atitude ao comportamento do sujeito que está inserido em um ambiente coletivo, melhorando, ao que acredita-se, a existência do outro no mundo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lourival Robty Santos de Souza, Instituto Santo Tomas de Aquino

Graduado em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino e pós-graduado em aconselhamento filosófico pelo Claritiano Centro Universitário. Email: lourivalrobty@gmail.com.

David Fernandes, Faculdade Ari de Sá

Graduado em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino e graduando em Direito pela Faculdade Ari de Sá. E-mail: sf.df.david@gmail.com.

Downloads

Publicado

2019-12-23

Como Citar

Souza, L. R. S. de, & Fernandes, D. de S. . (2019). A ÉTICA COMO FILOSOFIA PRIMEIRA: UMA ANÁLISE FILOSÓFICA DE "MINEIRINHO" DE CLARICE LISPECTOR. Sapere Aude, 10(20), 836–844. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2019v10n20p836-844

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES/COMUNICATIONS