Modelagem de Tráfego Urbano via Medidas de Energia e Densidade de Movimento
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2021v9n2p48-72Palavras-chave:
Sistemas inteligentes de transporte. Controle semafórico. Energia e densidade de movimento.Resumo
Neste trabalho é proposta a aplicação dos conceitos de energia e densidade de movimento em sistemas inteligentes de tráfego urbano, usados como ferramenta para modelagem e atuação em uma rede de tráfego urbano. A principal contribuição está relacionada com a metodologia de modelagem que, ao adotar a quantidade de movimento como variável de estado de modelo, reduz sua estrutura e consequentemente facilita a utilização para um controle de tráfego por região. Foram coletados dados reais da BHTrans de cinco regiões do centro da cidade de Belo Horizonte, e obtidas métricas que associam a velocidade média e o tamanho das filas de veículos para o cálculo da densidade de movimento. Testes foram feitos utilizando um simulador de tráfego e os resultados foram comparados com dados reais das vias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos detêm o copyright sem restrições e mantêm direitos de publicação nos termos da licença Creative Common 4.0.
Licença Creative Common 4.0 - CC BY
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY