Uma Revisão Sistemática de Literatura sobre a Utilização do Software de Videoanálise Tracker em Alguns Periódicos Brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2022v10n1p89-116Palavras-chave:
Videoanálise. Tracker. TIC. Ensino de Física.Resumo
A videoanálise tem se destacado ultimamente nos meios acadêmicos como um processo que empodera professores, ativa o interesse e causa motivação nos estudantes envolvidos no ensino e estudo de física. De fato, a videoanálise configura uma nova forma de ensinar física - e isto vai além da ideia de metodologia - porque a videoanálise possibilita mobilizar a tecnologia (o smartphone, o computador, as planilhas eletrônicas) juntamente com os objetos, que são os corpos em movimento cuja trajetória se deseja estudar, e os autores do processo, que são os estudantes e o professor. Como ferramenta educacional para realizar a
videoanálise, destacamos o software Tracker. Assim, o objetivo do trabalho é realizar uma Revisão Sistemática de Literatura por publicações nas principais fontes da literatura brasileira, tais como revistas e repositórios da área de Ensino, utilizando parâmetros de busca que visam a mapear a utilização da videoanálise e do Tracker, com foco na sala de aula. Para isso, foram especificados alguns parâmetros, tais como: delimitação do período de publicações entre 2001 e 2018; definição das revistas e repositórios nacionais de busca; e definição das palavras-chave para busca. A disseminação e adesão do uso da videoanálise com o Tracker fica evidenciada ao perceber-se o número crescente de publicações em revistas
de ensino, dissertações e teses envolvendo o Tracker. O trabalho serviu de inspiração para o desenvolvimento de um novo programa para videoanálise, em português, livremente disponível para a plataforma Android.
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