Ressignificação dos Produtos Notáveis Utilizando Material Concreto
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2016v5n1p34Abstract
O presente artigo tem o objetivo de apresentar atividades para ressignificar os produtos notáveis, tendo como sujeitos os alunos do nono ano do ensino fundamental, por meio da utilização de materiais concretos com representação geométrica. Dessa maneira, pretende-se estudar um mesmo conteúdo matemático com diversas linguagens, fazendo a transição da linguagem geométrica para a linguagem algébrica, explorando conhecimentos de área de superfícies planas e volumes de sólidos. As atividades foram elaboradas seguindo parâmetros da sequência didática. Foram analisadas as abordagens relativas ao conteúdo de produtos notáveis, objeto da pesquisa, no ensino fundamental, nos livros didáticos e nos Parâmetros Curriculares Nacionais. O trabalho tem como referência o estudo de vários pesquisadores na área de Educação Matemática que exploram o uso de material concreto nos processos de ensino aprendizagem, tais como Lorenzato (2006a, 2006b), D’Ambrosio (2007), Nacarato (2005), Matos e Serrazina (1996). Com a análise dessas atividades, foi possível perceber que o material concreto proposto auxiliou na percepção geométrica dos produtos notáveis, em atividades desenvolvidas pelos estudantes.
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