Discalculia: Um Mapeamento de Artigos Brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2017v6n1p35Abstract
Este artigo apresenta o mapeamento teórico de artigos que abordam a temática Discalculia, transtornos de aprendizagem em Matemática (TAM) e dificuldades de aprendizagem em Matemática (DAM) publicados em periódicos acadêmicos brasileiros. Tem como objetivo verificar o estado da arte dessas produções, buscando por suas convergências e divergências em relação a alguns aspectos, entre eles o modo como são conceituados os termos Discalculia, TAM e DAM e as contribuições aos profissionais da área da Educação. Para selecionar as produções brasileiras dos últimos anos, utilizou-se o banco de periódicos disponibilizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). A análise evidencia que os artigos divergem quanto aos termos adotados na literatura para referir-se às dificuldades de aprendizagem (DA) e aos transtornos de aprendizagem (TA), fazendo uso não somente do termo Discalculia, como também DAM, TAM e distúrbios de aprendizagem, o que acaba por dificultar a comparação entre os dados pesquisados, pela falta de padronização quanto as denominações utilizadas.
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