Metodologias Ativas Associadas às Práticas Pedagógicas na Educação Superior: Uma Revisão Integrativa

Autores

  • Francisco Elionardo de Melo Nascimento Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Edna Gomes dos Santos Faculdade Ieducare (FIED)
  • Renato Marques da Silva Faculdade Ieducare (FIED)
  • Grazielly Stefany Pinto Fontinele Faculdade Ieducare (FIED)
  • Benedita Keli Sales dos Santos Faculdade Ieducare (FIED)
  • Benedita Kessia de Sales Martins Faculdade Ieducare (FIED)
  • Ciro Ricardo Borges de Sousa Faculdade Ieducare (FIED)
  • Virginia Maria de Paula Frota Souto Faculdade Ieducare (FIED)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2022v10n1p66-88

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Educação superior. Processo de ensino-aprendizagem.

Resumo

O uso de metodologias em que o aluno é o centro do seu próprio processo de aprendizagem está, cada vez mais, sendo pautado pelas práticas pedagógicas na educação superior sob a denominação de metodologias ativas. O objetivo deste artigo é problematizar o uso de metodologias ativas na educação superior a partir da literatura aplicada. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa de literatura em que, por meio de filtragens nas bases de dados SciELO, Scopus, Web of Science e Science Direct, foram selecionados oito artigos publicados em português e inglês entre os anos de 2016 a 2020. Desta forma, foi evidenciado que o uso de metodologias ativas na educação superior tem impactado positivamente no processo de ensino e aprendizagem em que a prática docente torna-se tanto mais próxima dos alunos quanto do próprio campo em que se dá o processo formativo na prática real ou simulada, onde o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem funcionado como intermédio ao ensino, ao mesmo tempo em que pleiteia adaptação, que, por sua vez, suscita dos sujeitos envolvidos habilidades socioemocionais, como criatividade, de forma a possibilitar os caminhos para a aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Elionardo de Melo Nascimento, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Assistente Social, Especialista em Educação a Distância e Mestrando em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará

Edna Gomes dos Santos, Faculdade Ieducare (FIED)

Acadêmica do curso de Psicologia da Faculdade Ieducare.

Renato Marques da Silva, Faculdade Ieducare (FIED)

Acadêmico do Curso de Psicologia da Faculdade Ieducare (FIED).

Grazielly Stefany Pinto Fontinele, Faculdade Ieducare (FIED)

Bacharel em Zootecnia pela Universidade Estadual do Ceará e acadêmica do curso de Pedagogia da Faculdade Ieducare. 

Benedita Keli Sales dos Santos, Faculdade Ieducare (FIED)

Acadêmica do curso de Pedagogia da Faculdade Ieducare

Benedita Kessia de Sales Martins, Faculdade Ieducare (FIED)

Acadêmica do curso de Pedagogia da Faculdade Ieducare.

Ciro Ricardo Borges de Sousa, Faculdade Ieducare (FIED)

Acadêmico do curso de Pedagogia da Faculdade Ieducare.

Virginia Maria de Paula Frota Souto, Faculdade Ieducare (FIED)

Pedagoga; Mestra em Educação pelo Universidade da Madeira de Portugal e acadêmica do curso de Psicologia da Faculdade Ieducare. 

Downloads

Publicado

2022-05-13

Como Citar

NASCIMENTO, Francisco Elionardo de Melo; SANTOS, Edna Gomes dos; SILVA, Renato Marques da; FONTINELE, Grazielly Stefany Pinto; SANTOS, Benedita Keli Sales dos; MARTINS, Benedita Kessia de Sales; SOUSA, Ciro Ricardo Borges de; SOUTO, Virginia Maria de Paula Frota. Metodologias Ativas Associadas às Práticas Pedagógicas na Educação Superior: Uma Revisão Integrativa. Abakós, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 66–88, 2022. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2022v10n1p66-88. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/26174. Acesso em: 20 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)