Qualificação e formação continuada de professores: os desafios frente às mudanças sociais, políticas e tecnológicas

Autores

  • Simei Santos Andrade Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2015v3n5p134-136

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simei Santos Andrade, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas. Possui Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (atual UNASP), Especialização em Arte-educação pela PUC Minas, Especialização em Currículo e Avaliação na Educação Básica pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Licenciatura Plena em Pedagogia e Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora assistente do Instituto de Ciências da Arte/Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA)/Universidade Federal do Pará (UFPA), coordena os projetos de extensão " Metodologia de Ensino: o lúdico na prática dos professores da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental" e Brinquedo Cantado da Amazônia . Integra grupo de pesquisas Educação da Infância, Cultura e Sociedade, é colaboradora no Projeto de Pesquisa Educação Lúdica, ambos ligados ao CNPq. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Belém/PA (SEMEC), no período de 2000 a 2008. Coordenadora de Educação do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (DETRAN) no período de 04/2006 a 05/2008. Professora da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Estado do Pará (SEDUC), no período de 2008 a 2011, Pedagoga da Universidade Federal do Pará, atuou na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), coordenando a Educação Básica e Profissional da UFPA (PROEG/CEBP), no período de 2008 a 2011. É autora de livros, capítulos de livros e artigos publicados em revistas especializadas nacionais, com destaque para os livros " O lúdico na vida e na escola: desafios metodológicos" e "Ludicidade e formação de educadores". As linhas de pesquisa concentram-se nos seguintes temas: infância, criança, educação infantil, processo ensino-aprendizagem, metodologia de ensino, ludicidade, formação de professores, letramento, alfabetização, didática e metodologia do ensino em Arte.

Downloads

Publicado

2016-03-18

Como Citar

ANDRADE, Simei Santos. Qualificação e formação continuada de professores: os desafios frente às mudanças sociais, políticas e tecnológicas. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 3, n. 5, p. 134–136, 2016. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2015v3n5p134-136. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/10860. Acesso em: 18 abr. 2025.