PANORAMA DO TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2017v5n12p46-62

Palavras-chave:

Trabalho docente. Identidade docente. Perfil docente. Panorama docente.

Resumo

Este estudo faz parte de uma pesquisa maior de pós-doutoramento. A análise aqui proposta neste artigo, se refere às análises conceptuais empreendidas a partir de perspectivas que formam o mosaico do trabalho docente. Para descrever e refletir sobre o trabalho docente na atualidade dois termos são utilizados com frequência para elucidar esta profissão que são: Identidade e perfil. Neste sentido este texto é resultado de uma pesquisa qualitativa, com a abordagem bibliográfica que analisou as produções sobre a temática em questão. As consultas foram realizadas ao Banco da CAPES, em que identificam o número de vezes, que alguns termos foram utilizados nas dissertações e teses, com o intuito de apresentar aspectos que direcionaram as reflexões da referida profissão. Os termos: Identidade docente e perfil docente foram analisados e constatados os seus devidos limites para expressar a dimensão do trabalho docente. As lacunas deixadas por estes dois termos para expressar a complexidade do trabalho docente possibilitaram a proposta pelo termo panorama, que amplia a perspectiva de compreender a dinamicidade e a dimensão metamorfoseada desta categoria profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado Sanduíche pela Universidade do Porto. Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialização em Educação pelo CEPEMG. Especialização em Psicopedagogia pelo CEPEMG. Especialização em Direitos Humanos pelo CES. Especialização em Temas Filosóficos pela UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, educação, ensino-aprendizagem, trabalho e educação, gestão, educação a distância e trabalho docente.

Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Habilitada, em nível da Graduação, em Pedagogia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1967). Possui Mestrado em Educação: História, Política e Sociedade, realizado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993); Doutora em "Educação: Políticas e Administração Educacional, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 1998; Concluiu Pós-doutorado em Educação, realizado na Universidade Estadual de Campinas, em 2001; Pós-doutorado realizado na Universidade do Porto (Portugal), 2005. Tem experiência na Área da Educação, sobretudo, no que tange às Políticas Educacionais e ao campo de Gestão Educacional. Nesta perspectiva, tem realizado pesquisas em temáticas ligadas, principalmente: às Políticas para a Educação Básica, para a Educação Profissional, para o Ensino Superior e para a Educação Inclusiva. Vem se constituindo, ainda, como objetos de investigação, questões vinculadas à Formação/Profissionalização e ao Trabalho Docente. Quanto à "Produção Acadêmica", se destacam livros, capítulos de livros, artigos em periódicos/revistas, trabalhos completos publicados em Anais de eventos nacionais e internacionais. É coordenadora de pesquisas fomentadas pela CAPES/INEP, FAPEMIG e FIP-PUC Minas atualmente, é professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da PUC Minas. É coordenadora, no PREPES (Programa de Especialização para Professores do Ensino Superior, da PUC Minas), do Curso de Docência e Gestão do Ensino Superior.

Downloads

Publicado

2018-11-09

Como Citar

PASCHOALINO, Jussara Bueno de Queiroz; OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. PANORAMA DO TRABALHO DOCENTE. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 5, n. 12, p. 46–62, 2018. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2017v5n12p46-62. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/18849. Acesso em: 9 set. 2025.