PANORAMA DO TRABALHO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2017v5n12p46-62Palavras-chave:
Trabalho docente. Identidade docente. Perfil docente. Panorama docente.Resumo
Este estudo faz parte de uma pesquisa maior de pós-doutoramento. A análise aqui proposta neste artigo, se refere às análises conceptuais empreendidas a partir de perspectivas que formam o mosaico do trabalho docente. Para descrever e refletir sobre o trabalho docente na atualidade dois termos são utilizados com frequência para elucidar esta profissão que são: Identidade e perfil. Neste sentido este texto é resultado de uma pesquisa qualitativa, com a abordagem bibliográfica que analisou as produções sobre a temática em questão. As consultas foram realizadas ao Banco da CAPES, em que identificam o número de vezes, que alguns termos foram utilizados nas dissertações e teses, com o intuito de apresentar aspectos que direcionaram as reflexões da referida profissão. Os termos: Identidade docente e perfil docente foram analisados e constatados os seus devidos limites para expressar a dimensão do trabalho docente. As lacunas deixadas por estes dois termos para expressar a complexidade do trabalho docente possibilitaram a proposta pelo termo panorama, que amplia a perspectiva de compreender a dinamicidade e a dimensão metamorfoseada desta categoria profissional.