POLÍTICAS PÚBLICAS E CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUESTÕES FUNDAMENTAIS PARA A QUALIDADE NO ATENDIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA

Autores

  • Ademilson de Sousa Soares Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Otavio Henrique Ferreira da Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2017v5n12p63-88

Palavras-chave:

Educação infantil. Políticas públicas. Projeto político-pedagógico. currículo.

Resumo

O artigo apresenta reflexões sobre políticas públicas, projetos pedagógicos e currículo como questões fundamentais para a qualidade no atendimento da primeira infância. Partimos da releitura do estudo de Cury (2008) sobre a educação básica como direito e a educação infantil como a primeira etapa da educação básica. Percorremos pesquisas de Campos (1985), Campos e Haddad (1992) e Rosemberg (1999 e 2010) para compreender os significados atribuídos nas práticas e nas pesquisas à oferta de creches e de pré-escolas como direito de todas as crianças brasileiras e de suas famílias. Discutimos o projeto pedagógico e o currículo como elementos fundamentais das políticas públicas para a educação infantil; e, finalmente, apresentamos aspectos da realidade do atendimento à primeira infância no Estado de Minas Gerais. Concluímos, conforme Vieira (2017), que o direito à educação infantil de qualidade no Brasil encontra-se ainda em construção, mas já contamos com avanços históricos e legais significativos.

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Biografia do Autor

Ademilson de Sousa Soares, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor Associado da Faculdade de Educação da UFMG e Professor do Programa de Pós-Graduação na mesma instituição. Graduado em Filosofia pela PUC Minas com Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Atua nas áreas de infância, criança, educação infantil, filosofia, filosofia política, ética, políticas educacionais e formação de professores (pedagogia e licenciaturas). Pesquisas atuais: Os pressupostos epistemológicos das pesquisas para, com e sobre criança, infância e educação Infantil; Os egressos do curso de pedagogia da UFMG e a prática profissional na educação infantil.

Otavio Henrique Ferreira da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorando em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais-FAE/UFMG. Possui Mestrado em Educação e Docência FAE/UFMG (2016). Têm experiência nas três etapas da Educação Básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Durante sete anos atuou na Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Betim em cargos de gestão escolar e é autor do livro "Educação Infantil em Betim (1958-2016)". É professor dos anos finais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Ibirité. Foi professor do Ensino Médio Regular e EJA na Rede Estadual de Educação de Minas Gerais. Coordena e integra diferentes projetos pedagógicos voltados para a Educação Básica, entre eles, o Programa Escola Cidadã financiado pela Secretaria Municipal de Educação de Ibirité. Possui experiência na Educação Superior atuando como Bolsista da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ) vinculada à Pró-reitoria de Graduação da UFMG e é professor-tutor do Curso de Especialização em Educação Empreendedora da Universidade Federal de São João Del-Rei-UFSJ (Bolsista UAB/CAPES). Integra o corpo editorial da Revista Brasileira de Educação Básica (RBEB) e da Editora Escola Cidadã. Tem como foco de pesquisa os temas: Educação Infantil, Primeira Infância, Políticas Públicas, Projeto Político Pedagógico, Cidadania, Conselho Escolar, Gestão Democrática, Gestão Escolar, Democracia, Participação Popular, Participação Social, Movimento Social, Movimento Sindical, o Pensamento de Paulo Freire e o Pensamento de Hannah Arendt. É membro do Grupo de Pesquisa "Política Educacional, Resistência, Formação, Filosofia, Criança, Infância e Educação Infantil - PERFFIL/CIEI" e do "Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil -NEPEI" ambos vinculados a UFMG.

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Publicado

2018-11-09

Como Citar

SOARES, Ademilson de Sousa; SILVA, Otavio Henrique Ferreira da. POLÍTICAS PÚBLICAS E CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUESTÕES FUNDAMENTAIS PARA A QUALIDADE NO ATENDIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 5, n. 12, p. 63–88, 2018. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2017v5n12p63-88. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/18850. Acesso em: 9 set. 2025.