ANÁLISES HERMENÊUTICAS NAS PESQUISAS COM CRIANÇAS DE DUAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE BELO HORIZONTE

Autores

  • Magali Reis
  • Lucia Helena Gomes Saraiva

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2018v7n15p46-75

Palavras-chave:

Hermenêutica. Hermenêutica Objetiva. Criança. Infância. Desenhos Animados.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o referencial teórico-metodológico da Hermenêutica na pesquisa social e destaca a Hermenêutica Objetiva como possibilidade de interpretação e análise de evidências de pesquisa na área de Educação Escolar. Discute ainda a propriedade desta metodologia na pesquisa com crianças. A metodologia do estudo partiu de uma revisão bibliográfica sobre o tema, reunindo escritos na área de filosofia sociologia e educação. Na sequência foram realizados observações e registros por meio de gravação de aulas na educação infantil, bem como desenvolvemos um modelo de protocolo de análise das evidências que nos pareceu coerente com o que vínhamos pesquisando. Ao final da pesquisa pudemos compreender que a relação da criança com o desenho carece de mediação e que ao reconhecermos a criança como ativa, competente e protagonista de sua história, precisamos reconhecer também que não podemos confundir esta competência da criança como algo que lhe permita descobrir o mundo por si só.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-09

Como Citar

REIS, Magali; SARAIVA, Lucia Helena Gomes. ANÁLISES HERMENÊUTICAS NAS PESQUISAS COM CRIANÇAS DE DUAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE BELO HORIZONTE. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 6, n. 15, p. 46–75, 2019. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2018v7n15p46-75. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/21985. Acesso em: 13 jul. 2025.