RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS: um olhar histórico sobre a carreira do professor da Educação Profissional

Autores

  • Solange Rodrigues
  • Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira PUC MINAS

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2018v7n15p103-123

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Reconhecimento de Saberes e Competências: Carreira do EBTT.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar parte da tese “Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) dos professores do IFMG: uma (re)constituição do discurso histórico-social sobre a implementação da Lei do Magistério Federal” que trata da história da carreira do professor da educação profissional (EBTT), incluindo o dispositivo do Reconhecimento de Saberes e Competências da lei em vigor. Essa lei determina que esse reconhecimento ocorra por meio de aumento salarial aos professores que pleitearem o RSC. Por fim, algumas considerações são apresentadas sobre esse dispositivo no contexto atual da nossa sociedade.

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Publicado

2019-12-09

Como Citar

RODRIGUES, Solange; OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS: um olhar histórico sobre a carreira do professor da Educação Profissional. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 6, n. 15, p. 103–123, 2019. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2018v7n15p103-123. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/21987. Acesso em: 15 jun. 2025.