UM MAPEAMENTO QUANTITATIVO DO CAMPO CURRICULAR BRASILEIRO ENTRE 2006-2016

Autores

  • Márden de Pádua Ribeiro Bernoulli Sistema de Ensino

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v8n16p4-34

Palavras-chave:

Campo curricular, Artigos científicos, Pesquisa quantitativa

Resumo

O presente artigo é fruto de um recorte das conclusões de uma tese de doutorado em Educação que se dedicou a mapear a produção de artigos científicos no campo curricular brasileiro na década de 2006-2016. O critério do presente texto foi sistematizar os dados quantitativos coletados e descrevê-los de forma analítica e problematizadora, suscitando reflexões ao campo. A pesquisa é quantitativa, bibliográfica e utilizou a análise de conteúdo como técnica para organização dos dados obtidos. Foram compilados 226 artigos cuja temática focalizava a educação básica, em meio a cinco periódicos de prestígio no campo curricular brasileiro: Currículo sem Fronteiras, e-Curriculum, Espaço do Currículo, Teias e Educação e Realidade.

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Biografia do Autor

Márden de Pádua Ribeiro, Bernoulli Sistema de Ensino

Graduado em História. Mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

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Publicado

2019-12-18

Como Citar

RIBEIRO, Márden de Pádua. UM MAPEAMENTO QUANTITATIVO DO CAMPO CURRICULAR BRASILEIRO ENTRE 2006-2016 . @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 7, n. 16, p. 4–34, 2019. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2019v8n16p4-34. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/22076. Acesso em: 9 set. 2025.