A CAPOEIRA ENQUANTO CULTURA E PRÁXIS EDUCATIVA

Autores

  • Alanson Gonçalves Instituto Cultural Minas Bahia de Capoeira - ICMBC

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p284-300

Palavras-chave:

Capoeira. Educação. Cultura. Práxis Educativa.

Resumo

Este artigo, realiza uma análise da Capoeira como Cultura e Práxis Educativa, a partir de quatro elementos, tomados como fundantes na capoeira que são: corporeidade, musicalidade, ritualidade e ancestralidade. Tomando estes quatro elementos fundantes como instâncias formativas e fonte de conhecimento, é realizado uma analise de como eles são transmitidos aos capoeiristas mais novos, a partir de um estudo comparado entre os estilos de capoeira Angola e Regional. Dito isso, percebemos a riqueza dos saberes e processos de aprendizagens, que estão por traz e se fazem necessários na formação do capoeirista para construção de sua identidade e sua formação enquanto Ser no mundo. Reconhecendo assim, as características fundamentais da capoeira, enquanto cultura e práxis educativas, contribuindo com a discussão entorno da cultura afro-brasileira, da Educação e do Patrimônio Cultural.

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Publicado

2020-06-20

Como Citar

GONÇALVES, Alanson. A CAPOEIRA ENQUANTO CULTURA E PRÁXIS EDUCATIVA. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 7, n. 16, p. 284–300, 2020. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p284-300. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/23011. Acesso em: 9 set. 2025.