RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A EXECUÇÃO DO PROJETO INFÂNCIA E TRABALHO - NOVAS ALTERNATIVAS DE ATUAÇÃO (2019), PORTO SEGURO – BA

Authors

  • Danielle Araujo Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB
  • Débora Caraúna da Motta Ribeiro Faculdade Castro Alves
  • Pétala Grecov Silva Faculdade Nossa Senhora de Lourdes - FNSL
  • Altemar Felberg Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p434-464

Keywords:

Capacitação. Ergoengajamento. Infância. Trabalho.

Abstract

This experience report proposes to describe social intervention actions carried out by OSC Instituto Mãe Terra in the city of Porto Seguro, Identity Territory Costa do Descobrimento, in 2019, in the city of Porto Seguro - BA. The main discussions of the work aim to analyze in the theoretical and empirical field the interchangeable relationship between the notions of childhood and work from the assumptions of the theory of complexity and epistemologies of the South. Within this perspective, the Childhood and Work Project: new alternatives for action was thought and executed in order to provide opportunities for exchanges for discussion and training of the child and adolescent protection network through integrative methodologies, which value ergoengagement and life stories, with the purpose of building new alternatives of action in what the phenomenon in question. The methodology has a qualitative focus and uses bibliographic, documentary research and experience reporting as a technique.

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Author Biographies

Danielle Araujo, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

Doutoranda em Estado e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Especialista em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos pela ENSP/FIOCRUZ. Formada em Direito pela PUC/RJ. Docente na Faculdade Pitágoras e Nossa Senhora de Lourdes. Membra do Grupo de Pesquisa Paidéia - Laboratório de Pesquisa Transdisciplinar sobre Metodologias Integrativas para a Educação e Gestão Social

Débora Caraúna da Motta Ribeiro , Faculdade Castro Alves

Especialista em Avaliação Psicológica pelo IPOG. Formação na Abordagem Centrada na Pessoa pelo Instituto Diabases da BA. Formada em Psicologia pela Faculdade Castro Alves

Pétala Grecov Silva, Faculdade Nossa Senhora de Lourdes - FNSL

Discente em Pedagogia pela Faculdade Nossa Senhora de Lourdes (FNSL)

Altemar Felberg, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

Doutorando em Estado e Sociedade pelo Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais (CFCHS) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Mestre em Ciências da Educação (ULHT, Lisboa). Especialista em Estudos Transdisciplinares em Cultura (UNEB); Especialista em Gestão Pública (UNEB); Especialista em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas (CINTEP/FNSL). Graduado em Administração com Habilitação em Marketing (FACDESCO). Membro do Grupo de Pesquisa Paidéia - Laboratório de Pesquisa Transdisciplinar sobre Metodologias Integrativas para a Educação e Gestão Social. Integrante de Projeto de Pesquisa “Perspectivas e desafios da participação em tempos de crise democrática” (CFCHS/UFSB).

Published

2020-11-03

How to Cite

ARAUJO, Danielle; RIBEIRO , Débora Caraúna da Motta; SILVA, Pétala Grecov; FELBERG, Altemar. RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A EXECUÇÃO DO PROJETO INFÂNCIA E TRABALHO - NOVAS ALTERNATIVAS DE ATUAÇÃO (2019), PORTO SEGURO – BA. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 8, n. 17, p. 434–464, 2020. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p434-464. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/23437. Acesso em: 24 oct. 2025.