RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A EXECUÇÃO DO PROJETO INFÂNCIA E TRABALHO - NOVAS ALTERNATIVAS DE ATUAÇÃO (2019), PORTO SEGURO – BA

Autores

  • Danielle Araujo Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB
  • Débora Caraúna da Motta Ribeiro Faculdade Castro Alves
  • Pétala Grecov Silva Faculdade Nossa Senhora de Lourdes - FNSL
  • Altemar Felberg Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p434-464

Palavras-chave:

Capacitação. Ergoengajamento. Infância. Trabalho.

Resumo

O presente relato de experiência se propõe a descrever ações de intervenção social realizadas pela OSC Instituto Mãe Terra no município de Porto Seguro, Território de Identidade Costa do Descobrimento, no ano de 2019, na cidade de Porto Seguro - BA. As principais discussões do trabalho visam analisar no campo teórico e empírico a relação cambiável entre as noções de infância e trabalho a partir dos pressupostos da teoria da complexidade e epistemologias do Sul. Dentro dessa perspectiva, o Projeto Infância e Trabalho: novas alternativas de atuação foi pensado e executado com intuito de se oportunizar espaço de trocas para discussão e capacitação da rede de proteção da criança e do adolescente através de metodologias integrativas, que valorizam o ergoengajamento e as histórias de vida, com propósito de se construir novas alternativas de atuação no que tange ao fenômeno em questão. A metodologia tem enfoque qualitativo e usa como técnica a pesquisa bibliográfica, documental e o relato de experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Araujo, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

Doutoranda em Estado e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Especialista em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos pela ENSP/FIOCRUZ. Formada em Direito pela PUC/RJ. Docente na Faculdade Pitágoras e Nossa Senhora de Lourdes. Membra do Grupo de Pesquisa Paidéia - Laboratório de Pesquisa Transdisciplinar sobre Metodologias Integrativas para a Educação e Gestão Social

Débora Caraúna da Motta Ribeiro , Faculdade Castro Alves

Especialista em Avaliação Psicológica pelo IPOG. Formação na Abordagem Centrada na Pessoa pelo Instituto Diabases da BA. Formada em Psicologia pela Faculdade Castro Alves

Pétala Grecov Silva, Faculdade Nossa Senhora de Lourdes - FNSL

Discente em Pedagogia pela Faculdade Nossa Senhora de Lourdes (FNSL)

Altemar Felberg, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

Doutorando em Estado e Sociedade pelo Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais (CFCHS) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Mestre em Ciências da Educação (ULHT, Lisboa). Especialista em Estudos Transdisciplinares em Cultura (UNEB); Especialista em Gestão Pública (UNEB); Especialista em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas (CINTEP/FNSL). Graduado em Administração com Habilitação em Marketing (FACDESCO). Membro do Grupo de Pesquisa Paidéia - Laboratório de Pesquisa Transdisciplinar sobre Metodologias Integrativas para a Educação e Gestão Social. Integrante de Projeto de Pesquisa “Perspectivas e desafios da participação em tempos de crise democrática” (CFCHS/UFSB).

Downloads

Publicado

2020-11-03

Como Citar

ARAUJO, Danielle; RIBEIRO , Débora Caraúna da Motta; SILVA, Pétala Grecov; FELBERG, Altemar. RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A EXECUÇÃO DO PROJETO INFÂNCIA E TRABALHO - NOVAS ALTERNATIVAS DE ATUAÇÃO (2019), PORTO SEGURO – BA. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 8, n. 17, p. 434–464, 2020. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p434-464. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/23437. Acesso em: 25 abr. 2025.