POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA PÚBLICA

questões candentes

Autores

  • Susana Scherer Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p100-124

Palavras-chave:

Políticas públicas educacionais; trabalho docente e escola; performatividade e gerencialismo.

Resumo

Este estudo objetiva analisar as políticas educacionais e aferir algumas de suas implicações sobre o trabalho docente na escola pública brasileira. Abrange um olhar multidimensional sobre a docência, no âmbito das questões globais (do Estado e das políticas educacional), reconhecendo as inferências de cunho neoliberal, sustentadas na ideia de Nova Gestão Pública (NGP), e nos mecanismos de gerencialismo e performatividade. Os resultados da pesquisa reconhecem a presença da NGP e do gerencialismo na educação nacional, principalmente, através de avaliações externas e em larga escala com estudantes e docentes como ferramentas para medir a qualidade educacional, metas e desempenhos como princípios via Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e ações no campo da formação e seleção de professores assim como da avaliação daqueles professores já atuantes nas escolas, repercutindo em mudanças sensíveis com a construção de um perfil de professor orientado pela performatividade.

 

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Biografia do Autor

Susana Scherer, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mestre e Licenciada em Educação Física UFPel. Realizou Estágio Doutoral na Universidade do Minho - Portugal com supervisão do Prof. Licínio Lima. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas e Políticas Educacionais.

 

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Publicado

2021-07-07

Como Citar

SCHERER, Susana. POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA PÚBLICA: questões candentes. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 100–124, 2021. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p100-124. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/26044. Acesso em: 9 ago. 2025.