A DIMENSÃO POLÍTICA DO GRÊMIO ESTUDANTIL NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p80-99

Palavras-chave:

grêmio estudantil, dimensão política, participação estudantil, produções do PDE.

Resumo

O artigo tem como objetivo abordar sobre a dimensão política dos grêmios estudantis nos artigos produzidos pelos professores do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná – (PDE/PR). O referencial teórico metodológico que orienta as reflexões é o Materialismo Histórico e Dialético, com a contribuição dos escritos do filósofo marxista italiano Antonio Gramsci. A coleta de dados foi realizada no acervo digital da Secretária do Estado de Educação do Estado do Paraná – (SEED/PR), no qual foram localizados 45 artigos, cujo objeto de pesquisa era o grêmio estudantil. Desses artigos, 04 aprofundaram as reflexões sobre a dimensão política dos grêmios. Estruturalmente o artigo está dividido em duas sessões: Na primeira discorre sobre a contribuição dos grêmios estudantis no processo de emancipação política e humana. Em seguida, analisa a dimensão política dos grêmios estudantis nas produções dos professores do PDE. Nas considerações finais, indica que a produção científica dos professores do PDE considera os grêmios como espaços políticos de formação, ressaltando a necessidade de os mesmos desenvolverem ações que contemplem os interesses coletivos.

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Biografia do Autor

Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Hisória, mestre e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

 

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Publicado

2021-04-28

Como Citar

BOUTIN, Aldimara Catarina Brito Delabona. A DIMENSÃO POLÍTICA DO GRÊMIO ESTUDANTIL NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PARANÁ. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 80–99, 2021. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p80-99. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/26137. Acesso em: 7 set. 2025.