ENCONTROS EDUCATIVOS ENTRE A DANÇA, O ENSINO DA DANÇA E PAULO FREIRE

Autores

  • Camila Moura Cardilo Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Cirlene Cristina de Sousa Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p270-288

Palavras-chave:

Dança. Ensino da dança. Educação humanizadora. Paulo Freire.

Resumo

O artigo tem como objetivo identificar possíveis encontros entre a dança, o ensino de dança e a educação humanizadora freireana. Além da leitura de artigos e trabalhos acadêmicos sobre dança, debruçou-se sobre as pedagogias de Paulo Freire. A partir desta pesquisa bibliográfica, notou-se alguns pontos de convergência entre a dança, no seu princípio educativo, e a educação freireana, no seu sentido libertador. A partir dessa convergência, chegou-se a cinco encontros fundamentais entre a dança, o ensino da dança e a educação humanizadora freireana, a saber: dança – movimento, dança – emancipação; dança – corpo molhado de cultura; dança – comunicação e dança – conscientização. Na conclusão, destaca-se a dança como um exercício libertador complexo do ser humano no mundo. O dançar não se pode resumir a uma tarefa mecânica do corpo. Ao contrário, a dança é uma atitude humana, um fazer-se, um colocar-se como corpo em movimento, como corpo consciente de si e do mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Moura Cardilo, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestranda em Educação e Formação Humana na Unversidade do Estado de Minas Gerais. Possui Especialização em Dança e Consciência Corporal; Professora da Educação Básica na cidade de Belo Horizonte-MG. 

Cirlene Cristina de Sousa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Docente da Pós-graduação (Mestrado) em Educação e da Graduação (Pedagogia) da Universidade do Estado de Minas Gerais; Doutora em Educação e Mestre em Comunicação Social pela UFMG. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e linguagens (NEPEL). Possui Especialização em Comunicação e Culturas pela PUC-SP.

 

REFERÊNCIAS

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: companhia das letras, 2019.

ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BARRETO, Débora. Dança: ensino, sentidos e possibilidades na escola. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. p. 127.

CAMAZZOLA, Juliana M. Epistemologias do corpo: o encontro entre dança contemporânea e educação. [Dissertação] Universidade de Caxias do Sul, 2017. Disponível em: <http://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/>. Acesso em: 15 de nov. 2020.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo, Martins Fontes, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. 3ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo. Paz e terra, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. 57. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação. Cartas pedagógicas e outros escritos. 3. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 5.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Educação na Cidade. São Paulo, Cortez, 1991.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980a.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire[tradução de Kátia de Mello e Silva; revisão técnica de Bendito Eliseu Leite Cintra]. 3 ed. São Paulo: Moraes, 1980b.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação [tradução de Rosisca Darcy ; prefácio. S de Jacques Conchol]. 7.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 29. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FROMM, E. O Coração do Homem: seu gênio para o bem e para o mal.6ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.

GARIBA, Chames Maria Stalliviere; FRANZONI, Ana. Dança escolar: uma possibilidade na Educação Física. Revista Movimento, Porto Alegre, v.13, n. 2, 2007. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/3553>. Acesso em: 20 Out. 2018.

GOMES, Gerson F.; BICHELS, Aline; OLIVEIRA, Valdomiro de; VAGETTI, Gislaine C. A dança e a cultura sob um “olhar” de Paulo Freire. In: CONGRESSO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: O LEGADO GLOBAL, 2, 2018, Belo Horizonte, MG. Anais do II Congresso internacional Paulo Freire: o legado global, Belo Horizonte, v.1 2018. Disponível em:<https://proceedings.science/freire-globalconference-2018/papers/a-danca-e-a-cultura-sob-um-%E2%80%9Colhar%E2%80%9D-de-paulo-freire>. Acesso em 6 de Mai. 2020.

GOMES, Tainã M. Educação pela dança no ensino básico de Goiás. Dissertação (Programa de Pós Graduação em Educação) Universidade Metodista de Piracicaba, 2015. Disponível em: <http://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/>. Acesso em: 15 de nov. 2020.

JOSSO, Marie – Christine. O corpo Biográfico: corpo falado e corpo que fala. Revista educação e realidade. Porto Alegre, v. 37, n.1, p. 19 -31, jan./abr, 2012.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência [Tradução: Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi]. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

LOPES, Joana. Dançando na escola: reflexões com Paulo Freire. Revista Múltiplas Leituras, v.1, n. 2, p. 76-81, jul. / dez, 2008. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ML/article/view/1628>. Acesso em: 20 jun. 2019.

MARQUES, Isabel. Revisitando a dança educativa moderna de Rudolf Laban. Sala preta, 2011, n 2, p.273-281. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57104/60092>. Acesso em: 20 Mai. 2020.

MENOTI, Joyce Cristina Claro. Os jovens e a dança nas aulas de Educação física: um desvelar das culturas juvenis. Dissertação (Mestrado em educação) – Faculdade de Ciências e tecnologia da Universidade Estadual Paulista. Presidente Prudente, 2017. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/150573/menoti_jcc_me_prud.pdf?sequence=3>. Acesso em 29 de Abr. 2020.

MILLER, Jussara. Técnica Klauss Vianna: consciência em movimento. Revista do LUME, n.3, 2013. Disponível em: <https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/258>. Acesso em 20 de Mai. 2020.

NOGUEIRA, Judith Cristina Gouveia. Do movimento ao verbo: desenvolvimento cognitivo e ação corporal. São Paulo: Annablume, 2008.

PERETTA, Eden Silva. Presença e inacabamento: aproximações entre dança e o pensamento crítico de Paulo Freire. Urdimento –Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v.3, n.36, 2019. Disponível em:<http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15807>. Acesso em 7 de Mai. 2020.

ROSA, E. M. A Suça em Natividade: festa, batuque e ancestralidade. 2015. 122f. Dissertação [Mestrado em Performance Cultural]. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.

SILVA, Edna C. Dança na educação básica: uma análise de produção de conhecimento à luz da teoria corpomídia. [Tese] Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2018. Disponível em: <http://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/>. Acesso em: 15 de nov. 2020.

VECCHI, Anna Maria Barros de. Sobre o autor. In: LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. Edição organizada por Lisa Uilmann [traducão: Anna Maria Barros de Vecchi e Maria Silvia Mourão Netto; revisão tecnica: Anna Maria Barros de Vecchi] –São paulo: Summus, 1978, p.9.

VIANNA, Klauss; CARVALHO, Marco Antônio de. A Dança. 6. ed. São Paulo: Summus, 2005.

VIEIRA, Marcílio de Souza. História das ideias do ensino da dança na educação brasileira (Parte II). Anais IX Reunião Científica Abrace, v. 18, n.1, 2017. Disponível em: <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/969/1250>. Acesso em 22 de Mai. 2020.

VIEIRA, Marcílio de Souza. História das ideias do ensino da dança na educação brasileira. 1 ed. Curitiba: Appris, 2019.

ZIRKOSKI, Jaime José. Ser mais. In. Dicionário Paulo Freire. Org. STRECK D. R; REDIN, E; ZIRKOSKI, J. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica 2016. P.369-370.

 

Downloads

Publicado

2021-12-23

Como Citar

CARDILO, Camila Moura; SOUSA, Cirlene Cristina de. ENCONTROS EDUCATIVOS ENTRE A DANÇA, O ENSINO DA DANÇA E PAULO FREIRE. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 270–288, 2021. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p270-288. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/26753. Acesso em: 9 ago. 2025.

Edição

Seção

Paulo Freire: utopia e práxis