TENSIONAMENTOS CRIATIVOS E EVOCAÇÃO

uma reflexão sobre o impacto da obra de Paulo Freire no campo dos estudos de paz e conflito

Autores

  • Luís Fernando Bravo de Barros

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p227-269

Palavras-chave:

Paulo Freire, Estudos de Paz e Conflito, Transracionalidade, Transformação Evocativa de Conflito, Não-Violência, Conscientização

Resumo

O presente trabalho se dispõe a um olhar sobre a influência da obra de Paulo Freire no campo dos Estudos de Paz e Conflito. Por intermédio, principalmente, de exploração de bibliografias, e com base nas experiências do autor como educador e facilitador em metodologias de transformação de conflito, contextualiza-se historicamente os desdobramentos iniciais de Paulo Freire na elaboração do seu método, ao mesmo tempo em que eram dados os passos iniciais para o estabelecimento do campo acadêmico dos Estudos de Paz e Conflito. São explicitadas ressonâncias de epistemes selecionadas do repertório de Freire em cotejo com as temáticas da transracionalidade, da transformação evocativa de conflito e da não-violência, reforçando o constatado por autores e autoras, refenciadas no texto, quanto à fecunda importância dos conceitos freireanos na elaboração de ferramentas para trabalho com conflito e construção de paz(es). Ao final, o autor partilha breves insights de sua vivência profissional, como educador e facilitador, destacando, a partir da sua perspectiva, o potencial pedagógico e transformador de posturas que encorajam a troca de ideias, e sustentam tensionamentos em meio à diversidade de visões de mundo, em esforços dedicados à construção de significados por intermédio de espaços dialógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Fernando Bravo de Barros

Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004); possui Mestrado de Estudos Avançados em Paz e Transformação de Conflitos pela Universidade da Basiléia, Suíça (2015); possui mestrado em Paz, Desenvolvimento, Segurança, e Transformação Internacional de Conflitos pela Cátedra de Estudos de Paz da UNESCO da Universidade de Innsbruck, Áustria (2017); membro do corpo docente da Associação Palas Athena (São Paulo/SP); facilitador e educador em programas de Justiça Restaurativa no Centro de Direitos Humanos e Educação Popular do Campo Limpo (CDHEP); fundador da consultoria Karutana – escutar, dialogar, transformar.

 

REFERÊNCIAS

ADAMS, The  Seville  Statement  on  Violence: preparing  the ground   for   the   constructing   of   peace. Lausanne:   UNESCO,   1991. Disponível em http://www.culture-of-peace.info/brochure/titlepage.html.Acesso em 10 mar. 2014.

BARASH, David  Approaches  to  peace:  a  reader  in  peace  studies. Oxford: Oxford University Press, 2010.

BLANEY, Joanne; BOONEN, Petronella M. Uma arte de viver e conviver –Escola de Perdão e Reconciliação. São Paulo: CDHEP, 2009.

BONDURANT, Joan V. Conquest of Violence: The Gandhian Philosophy of Conflict.Princeton: Princeton University Press, 1988.

BOYD,   “The  Beloved  Community  and  Utopia:  Hope  in  the  Face  of Struggle  as  Envisioned  by  Martin  Luther  King,  Jr.  and  Paulo  Freire.”  In KIRYLO,   James   D.   (ed.). Reinventing   Pedagogy   of   the Oppressed: Contemporary   Critical   Perspectives.   London:   Bloomsbury   Academic, 2020.p. 125-134.

BOYES-WATSON, Carolyn. “What Are the Implications of the Growing State Involvement in Restorative Justice?” In ZEHR, Howard; TOEWS, Barb (eds.). Critical Issues  in  Restorative  Monsey:  Criminal  Justice  Press, 2004.p. 215-226.

BRAVO, Luís. “Justiça Restaurativa: convite para transformação.” Jornalistas Livres. 10      2018.   Disponível   em   https://jornalistaslivres.org/justica-restaurativa-convite-para-transformacao/. Acesso em 01 dez. 2021.

BRAVO DE  BARROS,  Luís  Restoration  and  transformation through  meaningfulness:  a  brief  exploration  of  the  intersections between  Restorative  Justice  and  Elicitive  Conflict  Transformation through  the  scope  of  Transrationality.  2017.  Thesis  (Master  of  Arts  in Peace, Development, Securityand International Conflict Transformation). Unit of Peace and Conflict Studies. University of Innsbruck, Austria.

BREGMAN, Rutger. Humankind: A Hopeful History. London: Bloomsbury Publishing, 2020.

CHENOWETH, Erica; STEPHAN, Maria J. Why civil resistance works: the strategic logic  of  nonviolent    New  York:  Columbia  University Press, 2011.

CLARK, Mary E. “Meaningful Social Bonding as a Universal Human Need”. In BURTON, John W. (ed.). Conflict: human needs theory. The conflict series, v. 2. London: Macmillan Press, 1995.p. 34-59.

CURLE, Adam; FREIRE,  Paulo;GALTUNG,  “What  can  education contribute  towards  peace  and  social  justice?  Curle,  Freire,  Galtung  panel.”In Magnus  Haavelsrud  (Ed.).Education  for  peace:  Reflection  and action. Keele, UK: IPC Science and Technology Press, 1976.p. 64-97.

DALE, John Dale; HYSLOP-MARGISON, Emery J. Paulo Freire: Teaching for Freedom and Transformation. New York: Springer, 2010.

DIETRICH, Wolfgang.A call for Trans-Rational Peaces. Innsbruck, 2006a. Disponível em https://www.uibk.ac.at/peacestudies/downloads/peacelibrary/transrational.pdf. Accesso em 19 fev. 2017.

DIETRICH,   “Editorial.”  In DIETRICH,  Wolfgang;  ECHAVARRÍA ALVAREZ, Josefina; KOPPENSTEINER, Norbert (orgs.). Key Texts of Peace Studies. Wien: Lit Verlag, 2006b.p. 164-167.

DIETRICH, Wolfgang. Interpretations of Peace in History and Culture. Houndmills, Basingtoke and Hampshire: Palgrave Macmillan, 2012.

DIETRICH, Elicitive    conflict    transformation    and    the transrational   shift   in   peace   politics.Houndmills,   Basingtoke   and Hampshire: Palgrave Macmillan, 2013.

DIETRICH, Wolfgang. “Beyond the Gates of Eden: Trans-rational Peaces.” In DIETRICH, Wolfgang; ECHAVARRÍA ALVAREZ, Josefina; ESTEVA, Gustavo; INGRUBER, Daniela;   KOPPENSTEINER,   Norbert   (eds.). The   Palgrave International  Handbook  of  Peace  Studies:  a  Cultural  New York: Palgrave MacMillan, 2014.p. 3-23.

DIETRICH, “Uma  breve  introdução  à  pesquisa  sobre  paz transracional  e  transformação  elicitiva  de  conflito.” Tradução:  Neuza  L.  R. Vollet. ORGANICOM: RevistaBrasileira de ComunicaçãoOrganizacional e RelaçõesPúblicas. Ano15,  n.28, 1º semestre,2018.  p. 90-103.

ECHAVARRÍA A., Josefina. “Elicitive Conflict Mapping: A Practical Tool for Peacework.” Journal of Conflictology, vol. 5, n 2, p. 58-71, 2014.

FERREIRA, Marcos  Alan    V.  A  transdisciplinaridade  nos  Estudos  de  Paz. Revista Transdiciplinar. Vol. 8, Ano 4, n. 8, julho de 2016. p. 18.

FERREIRA, Marcos   Alan;  MASCHIETTO,  Roberta  Holanda;  KUHLMANN, Paulo Roberto Loyola (orgs.). Estudos para a paz: conceitos e debates.São Cristóvão: Editora UFS, 2019.

FLORQUIN, Nicolas;   HAINARD,   Elodie;   JONGLEUX,   Trade Update  2020:  An  Eye  on  Ammunition  Transfers  to  Africa.Geneva: Small Arms Survey, 2020.

FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2002.

FREIRE, Ana Maria Araújo. “A voz da esposa: a trajetória de Paulo Freire.” In GADOTTI, Paulo  Freire:  uma  biobibliografia.  São  Paulo:  Cortez Editora, 1996.p. 27-67.

FREIRE, Ana  Maria  Araújo.  “INÉDITO  VIÁVEL.” In  STRECK,  Danilo  ; REDIN,  Euclides;  ZITKOSKI,  Jaime  José  (orgs.). Dicionário  Paulo  Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.p. 222-223.

FREIRE, Conscientização:  teoria  e  prática  da libertação.  São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FREIRE,   “Quem  inaugura  a violência  não  é  o violentado,  mas  quem violenta”. Revista de Cultura Vozes. Petrópolis, 1(76): 51-60, jan./fev. 1982.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013a.

FREIRE, Cartas  à  Guiné  Bissau:  registros  de  uma  experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013b.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo;  FREIRE,  Ana  Maria  Araújo. À  sombra  desta  Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GALTUNG, Johan. “An Editorial.” Journal of Peace Research. 1(1): p. 01-04. Oslo, 1964.

GALTUNG, Johan. “Violence, Peace and Peace Research.” Journal of Peace Research. 6(3): p. 167-191. Oslo, 1969.

GALTUNG, Johan; FISCHER, Dietrich. Johan Galtung: Pioneer of Peace Research. Heidelberg: Springer, 2013.

GANDHI, Mohandas K. “The Meaning of Non-resistance.” In BOSE, Nirmal Kumar. Selections from Gandhi. Ahmedabad: Navajivan Publishing House, 1948.p. 34-35.

GANDHI, Mohandas    Autobiografia:    minha    vida    e    minhas experiências com a verdade. Tradução: Humberto Mariotti; João Roberto Moris; Luciana Franco Piva; Marcos Fávero Florence de Barros; Regina Maria Gomes de Proença. São Paulo: Palas Athena, 2019.

GREEN, Elliott. “What are the most-cited publications  in  the  social  sciences (according  to  Google  Scholar)?.”Impact  of  social    London:  Blog, London School of Economics, 2016.

GUZMÁN, Vincent  Martínez. Filosofía  para  hacer  las  Vilassar  de Dalt: Icaria Editorial, 2001.

HADDAD, Sérgio. O  educador:  um  perfil  de Paulo    São  Paulo: Todavia, 2019.

HARMON, In  light  of  our  differences:  how  diversity  in  nature and culture makes us human. Washington: Smithsonian Institution Press, 2002.

HARPER, “Conscience.”Online  Etymology  Dictionary,  2021. Disponível em https://www.etymonline.com/word/conscience#etymonline_v_18228. Acesso em 23 nov. 2021.

HENKEMAN, Sarah. Restorative Justice as a tool for peacebuilding: a South African   2012.   Thesis   (Doctor   of   Philosophy   in   Conflict Resolution and Peace Studies). School of Economics and Finance College of Law and Management Studies. University of Kwazulu-Natal. Durban, South Africa.

HENKEMAN, Sarah;  et  Open  guide  to  a  deeper,  wider  and  longer analysis of violence. Cape Town: Centre of Criminology –University of Cape Town, 2016.

HORGAN, John. The end of war. San Francisco: McSweeney’s, 2011.

JACKSON,   “How  resistance  can  save  Peace  Studies.” Journal  of Resistance Studies. Issue 1, vol. 1.p. 18-48.Irene Publishing. Ed, 2015.

JENKINS, Tony; REARDON, Betty A. “Gender and peace: towards a gender-inclusive, holistic perspective.” In WEBEL, Charles; GALTUNG, Johan (eds.). Handbook of peace and conflict studies.New York: Routledge, 2007.p. 209-231.

JOHANSEN,   “La  complejidad  de  los  conflictos  y  las  opiciones nonviolentas.” In  CANTE,  Freddy;  ORTIZ,  Luisa(eds.). Acción política no-violenta, una opción para Colombia, Bogotá: Centro Editorial Universidad del Rosario, 2005.p. 261-288.

JOHANSEN,   “Nonviolence:  more  than  the  absence  of  violence.”  In WEBEL,  CharlesP.;  GALTUNG,  Johan  (eds.).  Handbook  of Peace  and Conflict Studies. Abingdon: Routledge, 2007.p. 143-159.

JOHANSEN,   “Nonviolent  revolutionary  movements.”  In  WEBEL, Charles  P.;  JOHANSEN,  Jorgen  (eds.). Peace  and  Conflict  Studies:  a Reader. London: Routledge, 2012. p. 312-322.

KING ,  Martin  Luther.  “Letter  from  a  Birmingham  Jail.”In  CARSON, Clayborne(ed.). The  Essential  Martin  Luther  King  Jr.:  “I  Have  a Dream” and Other Great Writings. Boston: Beacon Press, 2013a.p. 66-82.

KING Jr., Martin Luther. “Facing the Challenge of a New Age.” In CARSON, Clayborne (ed.). The  Essential  Martin  Luther  King  :  “I  Have  a Dream” and Other Great Writings. Boston: Beacon Press, 2013b.p. 16-27.

KING ,  Martin  Luther.  “Where  Do  We  Go  from  Here?”  In  CARSON, Clayborne  (ed.). The  Essential  Martin  Luther  King  Jr.:  “I  Have  a Dream” and Other Great Writings.  Boston:  Beacon  Press,  2013c.p.  151-160.

KIRYLO, James D.;  BOYD,  Paulo  Freire  His  Faith,  Spirituality, and Theology. Rotterdam: Sense Publishers, 2017.

KOPPENSTEINER, Norbert. Transrational Peace Research and Elicitive Facilitation: the Self as (Re)Source. Cham: Palgrave Macmillan, 2020.

KRONBAUER, Luiz    “AÇÃO-REFLEXÃO.” In  STRECK,  Danilo  R.; REDIN,  Euclides;  ZITKOSKI,  Jaime  José  (orgs.). Dicionário  Paulo  Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.p. 23.

KUHLMANN, Paulo Roberto Loyola; RAMOS; Luís Eduardo Santos de Oliveira; FEREIRA DE   ARAÚJO,   Suerda   In   FERREIRA,   Marcos   Alan; MASCHIETTO,  Roberta  Holanda;  KUHLMANN,  Paulo  Roberto  Loyola  (orgs.). Estudos para a paz: conceitos e debates. São Cristóvão: Editora UFS, 2019.p. 459-505.

KURLANSKY, Mark. Não violência: a história de uma ideia perigosa. São Paulo: Objetiva, 2013.

LIMA, Venício  Artur    “Do  diálogo,  da  violência  e  da  libertação  em  Paulo Freire.” Revista de Cultura Vozes. Petrópolis, 1(76):51-60, jan./fev. 1982.

LIMA, Venício Artur de. Paulo Freire: a prática da liberdade, para além da alfabetização. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2021.

LOPES DA SILVA, Diego; TIAN, Nan; MARKSTEINER, Alexandra. Trends in World Military Expenditure, 2020. Stockholm: SIPRI, 2021.

LEDERACH, John  Preparing  for  Peace:  conflict  transformation across cultures. Versão digital Amazon Kindle.Syracuse: Syracuse University Press, 1995.

LEDERACH, John Paul. A imaginação moral: arte e alma da construção da paz. Tradução: Marcos Fávero Florence de Barros. São Paulo: Palas Athena, 2011.

LEDERACH, John Paul. “Keynote Presentation.” Artin place of conflict. The Playhouse, Londonderry –Northern  Ireland,    17  2020.  Disponível  em https://www.youtube.com/watch?v=J3IQ0gQdjhs. Acesso em 30 nov. 2021.

LEDERACH, Juan   Pablo;   CHUPP,   ¿Conflicto   y   Violencia? ¡Busquemos  Alternativas  Creativas! Bogotá:  Ediciones  Clara-Semillas, 1995.

LEDERACH, Juan Pablo. Enredos, pleitos y problemas: una guía práctica para ayudar a resolver conflitos. Bogotá: Ediciones Clara-Semillas, 1996.

LEDERACH, John  Paul;  WOODHOUSE,  Tom(eds.). Adam  Curle: Radical Peacemaker. Gloucestershire: Hawthorn Press, 2016.

LINDNER, Evelin G. Honor, Humiliation, and Terror An Explosive Mix – And How  We  Can  Defuse  It  with  Lake  Oswego:  Dignity University Press, 2017.

LINHARES, Célia. “ANÚNCIO/DENÚNCIA.” In STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI,  Jaime  José  (orgs.). Dicionário  Paulo  Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.p. 45-46.

MARABLE, Manning. Malcolm X: a life of reinvention. New York: Viking, 2011.

MINGOL, Irene Comins. Filosofía del cuidar: Una propuesta coeducativa para la paz. Vilassar de Dalt: Icaria Editorial, 2009.

MULLER, Jean-Marie. O  princípio  da  não-violência:  uma  trajetória teórica. São Paulo: Palas Athena, 2007.

OBERG, Jan. MIMAC -The Military   Industrial   Media   Academic Complex. Vimeo,9 de junho de 2021. Disponível em https://vimeo.com/557705016. Acesso:23 nov.2021.

OLIVEIRA, Sidney   Educação   para   a   Paz   e   Direitos   Humanos.   In: VI Encontro Internacional do  Fórum    Paulo    Freire.    VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire: São Paulo, 2008.

PINTO, Alexandre Saul. Prática teatral dialógica de inspiração freireana: uma experiência na  escola,  com  Jovens  e  2011. Dissertação (Mestrado em Educação) –Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

PINTO, Alexandre Saul. Para mudar a prática da Formação Continuada de educadores:   uma   pesquisa inspirada   no   referencial   teórico metodológico  de  Paulo  2015.Tese  (Doutorado em  Educação) –Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

PRADOS, Presidents’  secret  wars. Chicago:  Elephant  Paperbacks, 1996.

PRIBERAM. “Eliciar.”  In Dicionário  Priberam  da  Língua  Portuguesa. Edição digital para Amazon Kindle. São Paulo: Priberam Informática, 2011.

RABBANI, Martha. “Educação e paz: resgatando nossas competências para fazer a ”  In  FERREIRA,  Marcos  Alan;  MASCHIETTO,   Roberta   Holanda; KUHLMANN, Paulo Roberto Loyola (org.). Estudos para a paz: conceitos e debates. São Cristóvão: Editora UFS, 2019.p. 507-535.

REYNOLDS, William. “Liberation Theology and Paulo Freire: On the Side of the Poor.” In LAKE, Robert; KRESS, Tricia (eds.). Paulo Freire’s Intellectual Roots: Toward Historicity in Praxis. London: Bloomsbury Academic, 2013.p. 127-144.

SANTOS, Boaventura  De  Epistemologies  of  the  South:  justice against epistemicide. New York: Routledge, 2016.

SHARP, Poder,  luta  e  defesa:  teoria  e  prática  da  ação  não-violenta. Tradução: Getúlio Bertelli. São Paulo: Edições Paulinas, 1983.

SLUTKIN,   “Violence  Is  a  Contagious  Disease.” In  IOM  (Institute  of Medicine)  and  NRC  (National  Research  Council). Contagion  of  violence: Workshop summary. Washington, DC: The National Academies Press, 2012.

SPONSEL, Leslie   Nonkilling   Anthropology:   A   New   Approach   to Studying  Human  Nature,  War,  and  Peace.  Honolulu:  Center  for  Global Nonkilling, 2021.

SUMMY, Ralph. “Changing the Power Paradigm.” In PIM, Joám Evans (ed.). Nonkilling Security and the State. Honolulu: Center for Global Nonkilling, 2013.p. 35-65.

SWANSON, David. War is a lie. Charlottesville: David Swanson, 2010.

THOREAU, Henry David. A desobediência civil. São Paulo: L&PM, 1997. TOYNBEE, A  study  of  history:  the  one-volume  edition. London: Thames and Hudson, 1988.

TROMBETTA, Sérgio; TROMBETTA, Luis Carlos. “VOCAÇÃO ONTOLÓGICA.” In STRECK,   Danilo   ;   REDIN,   Euclides;   ZITKOSKI,   Jaime   José   (orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.p. 416-417.

WAAL, Frans    M.  de. “The  evolution  of  empathy.”  In  KELTNER,  Dacher; MARSH, Jason; SMITH, Jeremy Adam (eds.). The Compassionate Instinct: The  Science  of Human  Goodness.New  York:  W.W.  Norton  &  Company, 2010.p. 16-25.

WEBER, Thomas; BURNS, Robin. “Gandhi and Freire on Campus: Theory and Practice in Tertiary Peace Studies Programs.” Malmo School of Education. Peace Education Miniprints, n. 76, Mar. 1995.

WIBERG, “Investigação  para  a  Paz:  Passado,  presente  e  futuro.” Tradução: João Paulo Moreira. Revista Crítica de Ciências Sociais. Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. n. 71, 2005.

WOODWARD, Veil:  The  Secret  Wars  of  the  CIA, 1981-1987.New York:Simon & Schuster, 2005.

 

Downloads

Publicado

2021-12-23

Como Citar

BARROS, Luís Fernando Bravo de. TENSIONAMENTOS CRIATIVOS E EVOCAÇÃO: uma reflexão sobre o impacto da obra de Paulo Freire no campo dos estudos de paz e conflito. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 227–269, 2021. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p227-269. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/27758. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Paulo Freire: utopia e práxis