É POSSÍVEL APRENDER MATEMÁTICA POR MEIO DE JOGOS E BRINCADEIRAS?
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p144-158Palavras-chave:
Jogos. Ensino. MatemáticaResumo
As brincadeiras fazem parte do universo das crianças, uma vez que elas entendem, interpretam e aprendem brincando. Ao brincar, os estudantes desenvolvem determinadas características, como habilidades cognitivas e interativas. Dessa forma, o lúdico é um fator que possibilita o processo de ensino-aprendizagem na educação. As brincadeiras relacionam-se ao aprendizado de várias disciplinas, como, por exemplo, a matemática. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi demonstrar ser possível ensinar e aprender conteúdos da matemática por meio de jogos e brincadeiras, e propor atividades que trabalhem conteúdos básicos da matemática. A metodologia utilizada foi a revisão narrativa, sendo essa técnica uma forma de obter informações para a fundamentação teórica sobre determinada temática de estudo. Por fim, foi possível concluir que jogos e brincadeiras fazem parte do cotidiano dos discentes, logo, esses ganham relevância no processo de ensino-aprendizagem, assim é possível aprender matemática por meio de jogos e brincadeiras