É POSSÍVEL APRENDER MATEMÁTICA POR MEIO DE JOGOS E BRINCADEIRAS?

Autores

  • Lessandro Antonio de Freitas Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Nicolly Ramalho Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p144-158

Palavras-chave:

Jogos. Ensino. Matemática

Resumo

As brincadeiras fazem parte do universo das crianças, uma vez que elas entendem, interpretam e aprendem brincando. Ao brincar, os estudantes desenvolvem determinadas características, como habilidades cognitivas e interativas. Dessa forma, o lúdico é um fator que possibilita o processo de ensino-aprendizagem na educação. As brincadeiras relacionam-se ao aprendizado de várias disciplinas, como, por exemplo, a matemática. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi demonstrar ser possível ensinar e aprender conteúdos da matemática por meio de jogos e brincadeiras, e propor atividades que trabalhem conteúdos básicos da matemática. A metodologia utilizada foi a revisão narrativa, sendo essa técnica uma forma de obter informações para a fundamentação teórica sobre determinada temática de estudo. Por fim, foi possível concluir que jogos e brincadeiras fazem parte do cotidiano dos discentes, logo, esses ganham relevância no processo de ensino-aprendizagem, assim é possível aprender matemática por meio de jogos e brincadeiras

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Biografia do Autor

Lessandro Antonio de Freitas, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS). Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS), beneficiário de BOLSAS CAPES/PROSUC.

Nicolly Ramalho Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Matemática Aplicada. Já atuou na área da docência como professora, monitora, e em pesquisa e desenvolvimento científico com ênfase em Biomatemática. Atualmente curso mestrado em Matemática Pura na UFMG, por enquanto sem orientador cadastrado.

 

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Publicado

2023-02-27

Como Citar

FREITAS, Lessandro Antonio de; SILVA, Nicolly Ramalho. É POSSÍVEL APRENDER MATEMÁTICA POR MEIO DE JOGOS E BRINCADEIRAS?. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 10, n. 19, p. 144–158, 2023. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p144-158. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/29496. Acesso em: 13 jul. 2025.