A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO NA PERSPECTIVA DA ECOLOGIA INTEGRAL E DO NOVO HUMANISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p363-383

Palavras-chave:

Trabalho docente, formação em serviço, Pacto Educativo Global, ecologia integral, novo humanismo

Resumo

O atual líder da Igreja Católica, Papa Francisco, vem alertando, nesses últimos tempos, a sociedade global sobre vários aspectos que envolvem a vida humana e propondo ações para seus enfrentamentos. Assim, a conversão ecológica é pauta do documento Pacto Educativo Global, que se baseia na Laudato Si’, dirigido aos docentes, principalmente aos educadores católicos, como proposta de formação em serviço. O documento aposta que a formação em serviço é urgente nas escolas comprometidas com um novo humanismo, uma vez que é no locus da ação que o professor reflete sobre a própria prática e renova as esperanças de educar para a transformação. Como Paulo Freire nos fez despertar para a utopia da transformação por meio da educação, o Papa Francisco assim o faz. O Sumo Pontífice encontra diálogo com o nosso patrono e converge com a ideia de uma educação para o pensamento complexo, defendido por Edgar Morin, dentre outros. Esse ensaio pretende discutir algumas dessas ideias, provocando os educadores e educadoras a refletirem sobre o seu papel na busca de uma educação que considere, urgentemente, construir uma cidadania planetária, numa perspectiva da ecologia integral e de um novo humanismo.  

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Biografia do Autor

Maria Carolina Andrade Sousa de Avila, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, modalidades Bacharelado (2012) e Licenciatura (2014). Atua como professora de Educação Básica em níveis de Educação Infantil, Fundamental 1 e Ensino Médio em escola da rede particular confessional de Belo Horizonte e Contagem. Pós graduação em Ensino de Educação Física pela PUC Minas (2017). Mestranda em Educação PUC Minas.

Vânia Noronha, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Graduada em Educação Física. Especialista em Lazer e em Educação Física Escolar. Mestre e Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e das graduações em Pedagogia e Educação Física da PUC Minas. Autora dos livros "Rastros de África no Brasil: práticas educativas no Reinado de Nossa Senhora do Rosário" e "O corpo lúdico Maxakali: segredos de um programa de índio".

 

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

AVILA, Maria Carolina Andrade Sousa de; NORONHA, Vânia. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO NA PERSPECTIVA DA ECOLOGIA INTEGRAL E DO NOVO HUMANISMO . @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 10, n. 19, p. 363–383, 2022. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p363-383. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/29512. Acesso em: 13 jul. 2025.

Edição

Seção

Pacto Educativo Global