A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO NA PERSPECTIVA DA ECOLOGIA INTEGRAL E DO NOVO HUMANISMO
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p363-383Palavras-chave:
Trabalho docente, formação em serviço, Pacto Educativo Global, ecologia integral, novo humanismoResumo
O atual líder da Igreja Católica, Papa Francisco, vem alertando, nesses últimos tempos, a sociedade global sobre vários aspectos que envolvem a vida humana e propondo ações para seus enfrentamentos. Assim, a conversão ecológica é pauta do documento Pacto Educativo Global, que se baseia na Laudato Si’, dirigido aos docentes, principalmente aos educadores católicos, como proposta de formação em serviço. O documento aposta que a formação em serviço é urgente nas escolas comprometidas com um novo humanismo, uma vez que é no locus da ação que o professor reflete sobre a própria prática e renova as esperanças de educar para a transformação. Como Paulo Freire nos fez despertar para a utopia da transformação por meio da educação, o Papa Francisco assim o faz. O Sumo Pontífice encontra diálogo com o nosso patrono e converge com a ideia de uma educação para o pensamento complexo, defendido por Edgar Morin, dentre outros. Esse ensaio pretende discutir algumas dessas ideias, provocando os educadores e educadoras a refletirem sobre o seu papel na busca de uma educação que considere, urgentemente, construir uma cidadania planetária, numa perspectiva da ecologia integral e de um novo humanismo.