PEDAGOGIA DA VIDA
hermenêutica para um pacto educativo
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p324-343Palavras-chave:
Pacto Educativo Global, Humanismo integral, Pedagogia críticaResumo
Este artigo, em forma de ensaio teórico, a partir de hermenêutica crítica em bibliografia do Papa Francisco e de autores sobre a temática da educação humanista na perspectiva da pedagogia crítica, problematiza limites e possibilidades de um pacto educativo global. Pretende ainda reafirmar pressupostos epistemológicos que acionem nossos melhores talentos para subsidiar a confiança em uma proposta educativa que contemple uma visão integral do ser humano. O artigo está assim estruturado: inicialmente, é apresentada breve contextualização sobre o par dialético humanização/desumanização como conceitos de uma época de transição e o lugar do humano nessa transição. Em seguida, são problematizadas questões relacionadas ao lugar da escola e dos conteúdos curriculares, de modo especial a partir dos anos 90 com o aceno ao neoliberalismo e com o desenvolvimento da cibercultura digital. No terceiro momento, realço pressupostos epistemológicos pedagógicos constantes no Pacto Educativo Global que acionem habilidades coletivas para construir um projeto educativo em prol das futuras gerações e da salvaguarda da Casa Comum. Na conclusão, destaco a necessidade de disposição de tempo e de condições materiais para exercitar o diálogo e a curiosidade epistêmica crítica, que renovem em nós a paixão por uma educação mais aberta, inclusiva e humanizadora.