PEDAGOGIA DA VIDA

hermenêutica para um pacto educativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p324-343

Palavras-chave:

Pacto Educativo Global, Humanismo integral, Pedagogia crítica

Resumo

Este artigo, em forma de ensaio teórico, a partir de hermenêutica crítica em bibliografia do Papa Francisco e de autores sobre a temática da educação humanista na perspectiva da pedagogia crítica, problematiza limites e possibilidades de um pacto educativo global. Pretende ainda reafirmar pressupostos epistemológicos que acionem nossos melhores talentos para subsidiar a confiança em uma proposta educativa que contemple uma visão integral do ser humano. O artigo está assim estruturado: inicialmente, é apresentada breve contextualização sobre o par dialético humanização/desumanização como conceitos de uma época de transição e o lugar do humano nessa transição. Em seguida, são problematizadas questões relacionadas ao lugar da escola e dos conteúdos curriculares, de modo especial a partir dos anos 90 com o aceno ao neoliberalismo e com o desenvolvimento da cibercultura digital. No terceiro momento, realço pressupostos epistemológicos pedagógicos constantes no Pacto Educativo Global que acionem habilidades coletivas para construir um projeto educativo em prol das futuras gerações e da salvaguarda da Casa Comum. Na conclusão, destaco a necessidade de disposição de tempo e de condições materiais para exercitar o diálogo e a curiosidade epistêmica crítica, que renovem em nós a paixão por uma educação mais aberta, inclusiva e humanizadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guadalupe Corrêa Mota, Universidade Católica de Santos

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Santos. Área de Concentração: Educação e Formação.  Grupo de Pesquisa: Pedagogia crítica: Pesquisa e Formação (Líder Maria Amélia do Rosário Santoro Franco). Jornalista. Membro da Cátedra Paulo Freire/Unisantos. 

 

REFERÊNCIAS

CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA, 2019, Pacto Educativo Global. Vademecum, Santa Sé, 2019. Disponível em: https://www.educationglobalcompact.org/resources/Risorse/vademecum-portuges.pdf. Acesso em: 14 set. 2019.

DUNKER, Christian; PAULON, Clarice; SANCHES, Daniele.; LANA, Hugo.; LIMA, Rafael Alves.; BAZZO, Renata. Para uma arqueologia da psicologia neoliberal brasileira. In: SAFATLE, Vladmir; SILVA JUNIOR, Nelson.; DUNKER, Christian(Orgs.). Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. p. 215-254.

FRANCISCO. Laudato si sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulus/Loyola. 2015.

FRANCISCO. Mensagem em vídeo por ocasião do encontro promovido pela congregação para a educação católica: "global compact on education. Together to look beyond". Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/pont-messages/2020/documents/papa-francesco_20201015_videomessaggio-global-compact.html. Acesso em: 4 out. 2022.

FREIRE, Paulo. A Pedagogia do oprimido. Prefácio de Ernani Maria Fiori. 63. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2017.

FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. 13 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Papel da Educação na Humanização. 1967. In: Acervo Digital Paulo Freire. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org/handle/7891/1128. Acesso em: 5 mai. 2019.

PITANO, Sandro de Castro; STRECK, Danilo Romeu; MORETTI, Cheron Zanin (orgs.). Paulo Freire: uma arqueologia bibliográfica. Curitiba: Appis editora, 2019.

SAFATLE, SILVA JUNIOR, DUNKER (Orgs.), 2021. Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. 1 ed. 2 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

SAUL, Alexandre.; GARCIA, Alexandra. Políticas e práticas curriculares nas escolas: resistindo e (re)existindo ao poder hegemônico –Apresentação do Dossiê temático. In: e-Curriculum, São Paulo, v.14, n.04, p. 1184-1192, out./dez.2016. e-343@rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 10, n. 19, 2022ISSN: 1809-3876. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/31278/21831. Acesso em: 12out. 2022.

TORRES, Carlos Alberto. Diálogo e práxis educativa -uma leitura crítica de Paulo Freire. Tradução: Mônica Mattar Oliva. São Paulo: Loyola, 2014.

UNESCO. Reimaginar nossos futuros juntos-um novo contrato social para a educação. Brasília: Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação, UNESCO; Boadilla del Monte: Fundación SM, 2022.

ZANARDI, Teodoro Adriano Costa.; ALBUQUERQUE, Shahla Cardoso. Educando à direita e as políticas educacionais neoliberais, conservadoras e fundamentalistas. In: e-Curriculum, São Paulo, v.19, n.04, p. 1406-1431, out/dez. 2021. e-ISSN: 1809-3876. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/48512. Acesso em: 12 out. 2022.

 

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

MOTA, Guadalupe Corrêa. PEDAGOGIA DA VIDA: hermenêutica para um pacto educativo . @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 10, n. 19, p. 324–343, 2022. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p324-343. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/29527. Acesso em: 10 jul. 2025.

Edição

Seção

Pacto Educativo Global