FORMAÇÃO DOCENTE E HUMANISMO NA UNIVERSIDADE CATÓLICA
percepções de estudantes da PUC Minas
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p292-323Palavras-chave:
Formação Docente, Humanismo, Igreja e educação, Universidade CatólicaResumo
O presente artigo apresenta um estudo cujo objetivo foi compreender como o humanismo, no processo de formação docente na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, contribui para o compromisso com uma educação atenta à pessoa humana, integral, solidária e comprometida com o bem comum. Por humanismo se compreende uma longa tradição filosófica que parte dos clássicos gregos até os existencialistas contemporâneos, mas que na presente pesquisa, encontra no chamado humanismo cristão sua referência. A educação enraizada neste novo humanismo se torna um importante elemento a ser desenvolvido na práxis pedagógica e provoca a presente investigação: a formação docente contribuiu para despertar nos futuros professores uma postura mais humanista no exercício de sua profissão como docente? Na análise, a partir da percepção dos alunos sobre a formação humanista nas licenciaturas da PUC Minas, constatou-se que os estudantes compreendem o humanismo como um importante aspecto na formação e na prática docente e percebem os esforços da instituição em empreender uma formação docente a partir desta perspectiva. No entanto, os alunos indicaram as inúmeras contradições que perpassam os cursos, a limitação por parte dos professores em articular o tema com suas respectivas disciplinas e a desconexão entre os projetos de extensão, tidos como experiências humanizadoras, e o cotidiano dos cursos que minimamente preparam para a futura práxis docentes na perspectiva humanista.