NAS TRILHAS DO PACTO EDUCATIVO

o paradoxo das escolas de tradição católica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p270-291

Palavras-chave:

Escolas católicas, Novo humanismo, Pacto educativo, Lógica do capital

Resumo

Um paradoxo se evidencia quando o tema é educação católica. Por um lado, o apelo do Papa Francisco para um humanismo cristão. Por outro, a adesão das escolas de tradição católica à lógica do capital.  O objetivo deste artigo em forma de ensaio é responder à seguinte pergunta: é possível um humanismo proposto pelo Papa Francisco nas escolas de tradição católica no contexto da lógica capitalista? Para responder a essa indagação de forma negativa, buscamos compreender o pacto educativo do Papa Francisco e sua proposta católica de recolocar o ser humano no centro das atenções. Um caminho Benjaminiano, do presente iluminando o passado, foi crucial nessa compreensão. Os procedimentos metodológicos indicam para uma análise da configuração humanista dada pelas diretrizes para as escolas católicas advindas do Concílio Vaticano II e nos pronunciamentos institucionais do papa, no período de 2013 a 2019, no que se refere à educação. Como resultado desse ensaio, em relação ao campo educacional católico, foi a adesão explícita à lógica do capital, transformando instituições educativas de adjetivo católico em empresas educacionais, ou seja, a configuração de um outro pacto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amauri Carlos Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, Brasil (2002).Mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) .Pos doutorado em Educação pelo Universidade Federal de Minas  Gerais (2009) Atuação em Ética, Educação e Religião. Professor  de Filosofia do Instituto Santo Tomás de  Aquino  e do Programa de pós graduação em Educação da  Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil.

Ana Paula de Jesus , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Estudante do curso de Pedagogia da PUC-Minas. Bolsista de iniciação Científica (FAPEMIG e CNPQ)

Beatriz de Matos Siqueira , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Estudante do curso de Pedagogia da PUC-Minas . Bolsista de Iniciação Científica ( CNPQ).

Lorena da Silva Vieira Araújo , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Estudante do curso de Pedagogia da PUC-Minas Bolsista de Iniciação Científica ( CNPQ).

 

REFERÊNCIAS

ANEC. Pacto Educativo. Disponível em: https://anec.org.br/acao/pacto-educativo-global/Acessado em: 10 de janeiro de 2023.

ANTUNES, Caio. A Educação em Meszáros-Trabalho, Alienação e Emancipação. Campinas, SP: Autores Associados,2012.

BENJAMIN, Walter. Teses sobre Filosofia da História. In: Walter Benjamin. Org. Flávio Kothe. São Paulo: Ática,1991.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.

CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a Universidade. São Paulo: UNESP, 2001.

FERREIRA, Amauri Carlos& NORONHA, Vânia. Entre fronteiras na construção do imaginário: educação e religião. In: HORIZONTE -Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte PUC Minas, v. 15, n. 45, p. 68-91, jan./mar. 2017.

FERREIRA, Amauri Carlos, WERNECK, Luzia, FERREIRA, Soraia Belton. Notas sobre a Educação em tempos de pandemia: a aula remota e o devir da cidadania. In: A Escola Remota Presente e Futuro da Educação (org. Simão Pedro Pinto Marinho, Carlos Jamil Cury, Vânia Noronha Alves). Belo Horizonte: Editora, PUCMinas ,2021.

FERREIRA, Amauri Carlos.Da Gravissimum Educatione ao Projeto Educativo do Papa Francisco: Clamor de um Humanismo abstrato.In: Anais do II Simpósio Internacional Estudos do Catolicismo: Concílio Vaticano II-O Catolicismo de João XXIII a Francisco.Org. Nucleo de Estudos do Catolicismo .Juiz de Fora-MG.PPCIR/UFJF,2022. Disponível em  https://pliniocorreadeoliveira.info/TD_2022_Concilio_Vaticano2.pdf

FRANCISCO, Papa .Educar para o Desenvovimento Integral da Pessoa. In: O Projeto Educativo de Francisco. In: DoM João Justino. Sayago (Org), Curitiba, PUCPRESS, Coleção Evangelização v,1, 2019.

GUIDINI, Fernando . Educação  In  :  Dicionário  do  Pacto  Educativo  Global.(Org)  Humberto Silvano Herrera Contreras, Ir Jorge Luiz de Paula,SJ .Ir Claudia Chesini, ACSC. Brasília, ANEC, 2021.

JUSTINO, DOM João. O Projeto Educativo de Francisco. In: Sayago (Org), Curitiba, PUCPRESS, Coleção Evangelização v,1, 2019. (Prefácio do livro)

LEAL, Valéria Andrade. Elementos do Pensamento do Francisco sobre Educação: um projeto para além da fronteira religiosa. In: Revista Relegens Treskeia, v.7, n., 2018.

LIMA VAZ, Henrique. Escritos de Filosofia II-Ética e Cultura. São Paulo: Loyola, 1988.

MESZÁROS, Istvan. A educação para Além do Capital. São Paulo: Boitempo,2008.

MONTEIRO, Virgínia Pinheiro. Incoerência entre Discurso e Prática: desvendando a ética trabalhista em Instituições de Ensino confessionais Cristãs. Monografia no Curso de Especialização em Ciências da Religião, PUC Minas, 2006.

MOTA, Correa Guadalupe & FRANCO, Maria A.do Rosário Santoro. Desafios da Humanização da Educação no Pensamento Educacional do Papa Franciso: Entrevista com D.Tarcísio Scaramussa Chanceller da Universidade Católica de Santos. In: Revista eletrônica pesquiseduca. Santos,V12 n.27,2020.

Pacto  Global.  Disponível  em: https://www.pactoglobal.org.br/a-iniciativae       https://www.pactoglobal.org.br/no-brasilAcessado em: 10 de janeiro de 2023.

PALMA, Maria Helena. Sociologia e o campo da sociologia da Educação. UNIVESP, 2018. https://www.youtube.com/watch?v=LBdK5DWpvcs&t=9s291@rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 10, n. 19, 2022.

REZENDE, Julio César Evangelista. Formação Docente e Humanismo na Pontifícia Universidade católica de  Minas    Dissertação  de  Mestrado. Programa  de  Pós  Graduação  em  Educação, 2022.

SANTOS, Eliane  Silva  dos  &  SANTOS,  Edna  Rodrigues  In  :  Dicionário  do  Pacto  Educativo Global. (Org)  Humberto Silvano Herrera Contreras, Ir Jorge Luiz de Paula,SJ Ir Claudia Chesini,ACSC. Brasília, ANEC, 2021.

SANTOS, Boaventura de Souza.Se Deusfosse um Ativista dos  Direitos Humanos. São Paulo: Cortez, 2014.

SOUZA,Robson, Sávio Reis. A Aurora de um Novo Humanismo: Ideias e ações do papa Francisco. In: Dom Joaquim Mol et al. O Novo Humanismo –Paradigmas Civilizatórios para o século XXI a partir do papa Francisco. São Paulo: Paulus NESP, 2022.

TFOUNI, Fabio Elias Verdiani & PEREIRA Anderson de Carvalho. Entre o Acontecimento e a Memória: Discursos sobre o Papa Francisco em capas de Revistas de Grande Circulação. In: Linguagem em Discurso, v. 16,n.1, 2016.

 

 

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

FERREIRA, Amauri Carlos; JESUS , Ana Paula de; SIQUEIRA , Beatriz de Matos; ARAÚJO , Lorena da Silva Vieira. NAS TRILHAS DO PACTO EDUCATIVO: o paradoxo das escolas de tradição católica . @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 10, n. 19, p. 270–291, 2022. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p270-291. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/29648. Acesso em: 13 jul. 2025.

Edição

Seção

Pacto Educativo Global