UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA E POLISSÊMICA DOS CONCEITOS DE TERRITORIALIZAÇÃO, DESTERRITORIALIZAÇÃO E RETERRITORIALIZAÇÃO

Autores

  • Márcio Antônio da Silva Centro Universitário UNA Bom Despacho
  • Denisse Aparecida dos Santos Sousa Centro Universitário UNA Bom Despacho

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p3-22

Palavras-chave:

Territorialização, Desterritorialização, Eterritorialização, Educação do campo

Resumo

O objetivo deste artigo é propor a   discussão dos conceitos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização em uma perspectiva da modalidade Educação do Campo. Para tanto, foi utilizado  um recorte da tese “A Educação do Campo no Munícipio de Bom Despacho (MG): Territorialização, desterritorialização e Reterritorialização”, concluída no ano de 2022. A tese teve como ponto central a elaboração de uma proposta de reterritorialização em que sujeitos historicamente desterritorializados por políticas educacionais da Educação Rural possam ter na escola do campo, permeada pela Educação do Campo, um local de referência para consolidação de seu território e sua territorialidade.    O texto é resultado de pesquisa qualitativa de análise bibliográfica a partir dos estudos realizados por Haesbaert (2004, 2006 e 2009), Moreira (2016), Saquet (2006 e 2007) e Fuini (2014) que discutem a temática. Além deste estudo, enriquecemos o texto com duas situações distintas de reterritorialização ocorridas no território da pesquisa da tese. Concluímos que  A Educação do Campo, Quilombola e Indígena  antagonicamente à  Educação Rural  têm  a preocupação de reconhecer as territorialidades e os  territórios, de identificar como ocorre a desterritorialização e se organizar para a reterritorialização do homem e da mulher do campo tendo a escola como lugar não somente de construção de saberes sistematicamente adotados, mas também  como lugar de excelência  para a construção dos saberes vivenciados pelas comunidades.

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Biografia do Autor

Márcio Antônio da Silva, Centro Universitário UNA Bom Despacho

Doutor em educacao pela PUC MG, mestre em ensino pela UFOP, especialista em ensino pela UFMG, pedagogo pela Uninter  e quimico pela UFMG. Subsecretario municipal de educacao de Bom Despacho. Conselheiro titular do Conselho Municipal de Promocao da Igualdade Racial de Bom Despacho e subcoordenador da Uniao Naiconal dos Conselhos Municipais de Educacao (UNCME - MG).

Denisse Aparecida dos Santos Sousa, Centro Universitário UNA Bom Despacho

Mestre em educação pelo CEFET/ MG, especialista em Gestão escolar pela UFMG, e graduada em Pedagogia pela FACEB/BD, professora do Centro Universitario UNA Bom Despacho e coordenadora do Polo Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

 

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

SILVA, Márcio Antônio da; SOUSA, Denisse Aparecida dos Santos. UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA E POLISSÊMICA DOS CONCEITOS DE TERRITORIALIZAÇÃO, DESTERRITORIALIZAÇÃO E RETERRITORIALIZAÇÃO. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 10, n. 19, p. 3–22, 2022. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p3-22. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/29701. Acesso em: 13 jul. 2025.