O PACTO EDUCATIVO GLOBAL E A URGÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA HUMANA E HUMANIZADORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p261-269

Palavras-chave:

editorial

Resumo

O propósito da publicação especial é colaborar com a divulgação de ensaios e estudos que tragam reflexões, a partir dos princípios do Pacto Educativo Global, dos desafios que são colocados à escola e aos educadores no contexto atual, e que também relatem experiências merecedoras de serem compartilhadas.

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Biografia do Autor

Simão Pedro Pinto Marinho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC MINAS

Graduado em Ciências/História Natural pela Universidade Federal de Minas Gerais (1970), Especialista em Morfologia (1978) e Mestre em Morfologia (1987) pela Universidade Federal de Minas Gerais, Doutor em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação, por cuja coordenação responde atualmente [mandato 2020-2023] após recondução. Na PUC Minas tem responsabilidade por disciplinas oferecidas na modalidade a distância, para estudantes de licenciaturas do Instituto de Ciências Humanas e presenciais, nos cursos de Ciências Biológicas (licenciatura) e Pedagogia. Membro do Conselho Diretor do Instituto de Ciências Humanas. Membro da Câmara do Departamento de Educação da PUC Minas. Na PUC Minas integra o Grupo de Reflexão e Trabalho para o Pacto Educativo Global (2021 - ) Líder do grupo de pesquisa "Tecnologias Digitais em Educação", do Diretório de Grupos do CNPq. Integra o Conselho Científico da Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, mandato 2020-2023. Tem experiência na área de educação, com ênfase no uso educacional das tecnologias digitais de informação em comunicação, formação docente e inovação educacional. Atua como pesquisador e professor nos temas relacionados ao uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (no ensino presencial e na educação a distância) e na formação docente. Atua como consultor ad-hoc de periódicos especializados em educação, nacionais e internacionais, e agências de fomento (CNPq, CAPES, FAPEMIG). É membro da Red Iberoamericana de Docentes. Foi assessor pedagógico do Grupo de Trabalho de Assessoramento ao Projeto Um Computador por Aluno - UCA, da Presidência da República e do MEC/SEED e coordenador do grupo de formação e pesquisa da PUC Minas que atuou no Projeto UCA Minas Gerais e no UCA Total de Tiradentes. Integrou o Comitê Científico-pedagógico do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO) do Ministério da Educação (MEC). Foi membro do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (2017-2020), tendo presidido a sua Câmara de Ensino Superior (2017-2020). Foi membro do Conselho de Educação e Treinamento da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, FIEMG, (2019-2021). Foi coordenador do Curso de Ciências Biológicas, chefe do Departamento de Ciências Biológicas e Diretor de Relações Internacionais na PUC Minas. No MEC, foi consultor da SESu, da SEED e da SEB. Foi membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da PUC Minas (2016-2020) e presidente da Câmara de Pós-graduação (2018-2020). Integrou o grupo AAA-Stepup2ICT (Stepping Up to Technology in Adult Education towards Awareness, Assessment and Access) no projeto ERASMUS+ 2017-2019. Integra o Register of Stakeholders for the European Digital Skills Certificate (EDSC) Feasibility Study (2023 -_)

Carla Ferretti Santiago, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC MINAS

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e Mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Atualmente é professora do Departamento de História da PUC Minas. Ocupou a Direção do Instituto de Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, entre 2012 e 2022.. Coordenou o Centro de Formação Continuada de Professores da PUC Minas. Atuou na coordenação de EAD da PUC MInas Virtual. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: história de Belo Horizonte, ensino de história, formação inicial e continuada de professores.

 

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

MARINHO, Simão Pedro Pinto; SANTIAGO, Carla Ferretti. O PACTO EDUCATIVO GLOBAL E A URGÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA HUMANA E HUMANIZADORA. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 10, n. 19, p. 261–269, 2022. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p261-269. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/29845. Acesso em: 13 jul. 2025.

Edição

Seção

Pacto Educativo Global