A FORMAÇÃO HUMANA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

apontamentos para fortalecer os horizontes emancipatórios

Autores

  • Ivânia Paula Freitas de Souza Sena Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p118-143

Palavras-chave:

Educação do Campo; Formação Humana; Conhecimento

Resumo

O trabalho consiste em uma revisão bibliográfica cujo objetivo é discutir a perspectiva da formação humana na Educação do Campo, com base em uma pesquisa de doutoramento em Educação. Tendo como matriz teórica e de análise o materialismo histórico e dialético, as reflexões apontam que o atual estágio do capitalismo impõe a necessidade de compreender a Educação do Campo no contexto da luta de classes sob a clareza de que, além da terra e do modelo de agricultura, o conhecimento também é um elemento em disputa. Dentre os desafios, apresenta-se a necessidade de assegurar a reivindicação do acesso ao conhecimento acumulado como parte dos bens culturais produzidos pela humanidade, sendo, portanto, indispensável à criação de possibilidades concretas de um projeto de sociedade justo e emancipador. Para isso, ampliamos o debate sobre a formação humana na Educação do Campo, desde um diálogo entre as ideias de Karl Marx e Paulo Freire, entre autores que estão nas matrizes teóricas que fundamentam a Educação do Campo e a Pedagogia Histórico-crítica. Dentre as conclusões, afirmamos ser fundamental uma unidade teórica consistente e coerente com os objetivos da luta camponesa, os quais têm como finalidade máxima, a superação do capitalismo como modelo social.

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Biografia do Autor

Ivânia Paula Freitas de Souza Sena, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Gestão Pública Contemporânea e graduada em pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia na qual é Professora Assistente no Campus VII- Senhor do Bonfim onde coordena o Curso de Especialização em Educação do Campo. Também coordenou o Colegiado de Curso de Pedagogia, o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET); o sub-projeto "Repensando a organização do trabalho pedagógico nas escolas do Campo multisseriadas" do Programa de Iniciação à Docência (PIBID/UNEB/CAPES): O Projeto de extensão de formação continuada de professores do Campo - Conexões Camponesas, pelo Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial da UNEB (CAECDT), através do grupo de pesquisa Educação do Campo Trabalho, Contra hegemonia e emancipação humana. É membro fundadora e articuladora da Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública- REDAP e membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação- ANFOPE. pesquisadora nas áreas de Educação do Campo, Educação contextualizada no Semiárido; Escolas Multisseriadas; Educação e Desenvolvimento Territorial; Cultura Digital.

 

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Publicado

2023-02-27

Como Citar

SENA, Ivânia Paula Freitas de Souza. A FORMAÇÃO HUMANA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: apontamentos para fortalecer os horizontes emancipatórios. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 10, n. 19, p. 118–143, 2023. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p118-143. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/29886. Acesso em: 13 jul. 2025.