LEVANTAMENTO CRÍTICO E HISTÓRICO DAS TESES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESING DA FACULDADE DE ARQUITETURA, ARTES, COMUNICAÇÃO E DESIGN DA UNESP BAURU

recorte temporal de 2021 e 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p194-211

Palavras-chave:

Design. Teses, Análise Crítica, Instrumentos de Análise

Resumo

A produção de conhecimento percorre um caminho que buscam por respostas para diferentes questões. E a qualidade do conteúdo das produções pode ser aferida através de instrumentos validados. Foram analisadas 12 teses apresentadas ao PPG em Design da FAAC nível de Doutorado nos anos de 2021 e 2022. Foi utilizado o Guidelines for Critiquing a Quantitative Research Study e também o CASP Qualitative Studies Checklist. Foram encontradas um total de 10 teses (83,3%) voltadas a linha de pesquisa Planejamento de Produto e 2 teses (16,7%) voltadas a linha de pesquisa em Ergonomia. Dessas encontramos 7 teses voltadas ao Design, 1 tese voltada ao Design de Interiores, 1 tese voltada ao Design Gráfico, 1 tese voltada ao Design de Moda e 2 teses direcionadas ao Design de Produtos. Verificamos que 4 teses se utilizaram de análise qualitativa, 1 se utilizou de análise quantitativa e outras 7 se utilizaram de análise quali-quantitativa. Conclui-se que as teses apresentam um alto grau de excelência, além de possuírem um desenho multidisciplinar.

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Biografia do Autor

Nilton Ferst, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesuita Filho - UNESP Bauru

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente aluno de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Design pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - FAAC da Universidade Estadual Paulista, UNESP - campus de Bauru. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento, Preparação Física e Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: atletismo, atividade física, arbitragem. Árbitro internacional de atletismo. Ministrante de cursos sobre Arbitragem em Atletismo, Treinamento Básico em Atletismo e Mini-Atletismo pela Confederação Brasileira de Atletismo. Também atua no Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Amazonas como Auditor Suplente da Comissão Plena Disciplinar e no Tribunal de Justiça Desportiva da Federação de Paulista de Atletismo como Auditor presidente da Comissão Disciplinar.

Sergio Tosi Rodrigues, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação. UNESP/Bauru

Licenciado em Educação Física e Técnico Desportivo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), Mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), Doutor (Ph.D.) em Psicologia, na área de Percepção e Cognição, pela Universidade de Calgary, Canadá (2000) e Livre Docente em Aprendizagem Motora pela Universidade Estadual Paulista (2015). É Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus de Bauru, onde coordena o Laboratório de Informação, Visão e Ação (LIVIA). Atua nos programas de pós-graduação em Design (Conceito 6 CAPES, área de Ergonomia) da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação e de Ciências da Motricidade (Conceito 5 CAPES, área de Controle e Coordenação de Habilidades) da Faculdade de Ciências. Tem experiência em Educação Física, com ênfase em Comportamento Motor, atuando principalmente nos seguintes temas: controle visual de ações, percepção visual, aprendizagem motora, movimento dos olhos, controle postural, biomecânica, informação de tempo para contato, condução simulada de veículos.

Paula da Cruz Landim, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação. UNESP/Bauru

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAU - USP (1987), Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista, UNESP - campus de Rio Claro (1994), Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU - USP (2001), estágio de pós-doutorado na Universidade de Arte e Design de Helsinque na Finlândia (2006-2007), Livre-docente em Design de Produto pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista, UNESP - campus de Bauru (2009), professora do Departamento de Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - FAAC da Universidade Estadual Paulista, UNESP - campus de Bauru desde 1988 e do Programa de Pós-Graduação em Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - FAAC da Universidade Estadual Paulista, UNESP - campus de Bauru desde 2004. 

 

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Publicado

2023-05-08

Como Citar

FERST, Nilton; RODRIGUES, Sergio Tosi; LANDIM, Paula da Cruz. LEVANTAMENTO CRÍTICO E HISTÓRICO DAS TESES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESING DA FACULDADE DE ARQUITETURA, ARTES, COMUNICAÇÃO E DESIGN DA UNESP BAURU: recorte temporal de 2021 e 2022. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 10, n. 19, p. 194–211, 2023. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p194-211. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/30153. Acesso em: 13 jul. 2025.