UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A TEORIA E A PRÁTICA DE PAULO FREIRE

o "Serviço de Extensão Cultural/Universidade do Recife" (1962-64)

Autores

  • Heinz Peter Gerhardt University of Saint Joseph, Macau, China

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p159-193

Palavras-chave:

Brasil, Serviço de extensão, Paulo Freire, alfabetização, Universidade do Recife, Bourdieu.

Resumo

Esta contribuição é um relato histórico da práxis pedagógica e administrativa de Paulo Freire antes de seu exílio forçado em 1964. Baseia-se em entrevistas realizadas durante uma pesquisa de campo em 1976, em uma conversa com Paulo Freire em Genebra um ano depois e na literatura secundária atualizada. Ser o primeiro Diretor do Serviço de Extensão de uma grande universidade brasileira no início da década de 1960 deu a Freire e seus colaboradores o espaço e o tempo para experimentar o hoje mundialmente famoso método de alfabetização que leva seu nome. O conceito de "Campo de Produção Cultural" (Bourdieu) é utilizado para elucidar melhor a produção vanguardista de Freire e sua equipe dentro dos espaços abertos pelos movimentos populares do Brasil no início dos anos 1960. A contribuição mostra como o “Sistema Paulo Freire” se desenvolveu na práxis de um movimento cultural e político, recebendo sua consagração acadêmica numa forma  gradual e eclética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heinz Peter Gerhardt , University of Saint Joseph, Macau, China

Doutor em Filosofia pela Universidade J. W. Goethe, Frankfurt (Main), Alemanha. Ex-professor e ex-pesquisador nos Estados Unidos da América (SUNY/Albany), no Brasil (UFRN/Natal) e na China (USJ/SAR Macau). Especialista em Formação de Professores e Psicologia Organizacional, Teoria Crítica. Site www.heinzpetergerhardt.com

 

REFERÊNCIAS

ARAÚJO FREIRE, M. A. (2006). Paulo Freire, uma história de vida. Villa Das Letras Editora.

BANDEIRA DE MELO, F., & da Costa Porto, W. (1963). A revolução do alfabeto tem só quarenta horas. Jornal do Comércio.

BIANCHI, B. (2021). Paulo Freire’s radical method was rooted in Brazil’s historical Jacobin.   https://jacobinmag.com/2021/09/paulo-freires-100-inequality-literacy-illiteracyworking-class-disenfranchisementbrazilian-politics

BOURDIEU, P. (1983). The field of cultural production, or: The economic world reversed. Poetics, 12(4–5), 311–356. https://doi.org/10.1016/0304-422X(83)90012-8

BOURDIEU, P., & Nice, R. (1977). Outline of a theory of practice. Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/ CBO9780511812507

CARDOSO DA  COSTA,    (1963).  Conscientização  e  Alfabetização:  Uma  Visão Pràtica   do   Sistema   Paulo   Freire. Estudos   Universitários, n.   4,   71–80. https://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosuniversitarios/issue/view/3367

CAVALCANTI DE    ALBUQUERQUE,        (1962).    Extensão  Cultural    e Universidade. UR, Boletim Informativo. N. 8, 47–50.

CAVALCANTI DE  ALBUQUERQUE,  ,  & VILAÇA,  M.  V.  (1965). Coronel. Coronéis. O apogeu e declínio do coronelismo no Nordeste.Bertrand.

CAVALCANTI FILHO,   P.  (2016,  August  19).  A  voz  do  morto. Diário  de Pernambuco.http://www.impresso.diariodepernambuco.com.br/noticia/                cadernos/opiniao/2016/08/a-voz-domorto.html

CAVALCANTI FILHO,    P.  (2019,  December  20).  Paulo  Freire  energúmeno. Veja. https://veja.abril.com.br/coluna/noblat/ paulo-freire-energumeno/

CHEREWKA, A,  & PRINS, E. (2022). “You Can’t Win a Cold War with Hot Weapons”: Frank C. Laubach’s Educational Project, Adult Literacy Campaigns, and US Foreign Policy (1945–1961). Comparative Education Review, 66(1), 19–40. https://doi.org/10.1086/717554

COELHO, G. (2002). Paulo Freire e o Movimento de Cultura Popular. Rosas, P., Paulo Freire, Educação e transformação social. Editora Universitária da UFPE, 31–95. http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/download/2758/2493/

COSTA LIMA,    (1963).  O  Problema  da   Literatura  ao  Servico, Estudos Universitários,n.3, 138–140.

COSTA LIMA,    (2004/2005).  Uma  Certa  Revista,  Recife/Brazil. Estudos Universitários,   revista   de   cultura   da   Universidade   Federal   de Pernambuco, 24/25 (5/6), 23–26. https://www.ufpe.br/documents/38978/1182937/ revista_estudos_universitarios24-25.pdf/ab1207ef-92be-46b1-83a5-7cd364316ab8

COSTA LIMA,    C.  (2010).  Uma  Entrevista  concedida  à  Magalhães  Pinto.A História   da   Historiografia, n.5,   Sept.   2010,   Ouro   Preto,   265–276. https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/download/100/158/

ALMEIDA,   A.  (2013).  Poço  da  Panela:  um  testemunho. Em  Aberto, 26(90), 179–180. https://doi. org/10.24109/2176-6673.emaberto.26i90.2758

CHACON,     R.   A. (2021). Pedagogia da    Resistência[Petrópolis/Brazil]. Editora Vozes.

KADT, de  (1970). Catholic  Radicals  in  Brazil.  Oxford  University  Press, Incorporated.

MENESES,   G.  (1963).  Uma  sugestão  para  a  segunda  etapa  do  Sistema Paulo Freire. Estudos Universitários, n. 5, Jul/Sep 3–8.

EDELSON DE ALBUQUERQUE, S. J. (2012). O Reitorado de João Alfredo na Universidade do Recife-UR 1959–1964, Patrimonialismo Populista e Modernização Científica[PhD thesis, Recife/Brazil].

FREIRE,   (1959). Educação  e  Atualidade  Brasileira[Tese  de  Concurso para  a  Cadeira de  História  e  Filosofia  da Educação  na  Escola  de  Belas Artes de Pernambuco]. Universidade Federal de Pernambuco. http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/1976

FREIRE,    (1961). A   Propósito   de   uma   Administração.   Imprensa Universitária, Recife. http://acervo.paulofreire.org:8080/ xmlui/handle/7891/1362

FREIRE, P. (1962). Extensão Cultural. SEC/UR.Boletim, No 2.

FREIRE,    (1963).   Conscientização   e   Alfabetização—Uma   Nova   Visão   do Processo. Estudos Universitários, 4, 5–24.

FREIRE, P. (1965/1974). Erziehung als Praxis der Freiheit. German edition of the Brazilian original(Freire 1967)

FREIRE, P. (1967). Educação como Prática da Liberdade. Paz e Terra.

FREIRE, P. (1970). Pedagogy of the oppressed. Herder and Herder.

FREIRE,    (1972/1983). Extensão   ou   comunicação?Paz   e   Terra. https://fasam.edu.br/wp-content/uploads/2020/07/ Extensao-ou-Comunicacao-1.pdf

FREIRE, P. (1978, January 9). Interview Geneva tape transcript, 1–28. Archive Gerhardt.

FREYRE,   d.  M.  (1962).  Atividades  Renovadoras  no  Plano  Cultural.  UR, Boletim Informativo, 8,45–50.

GAYLORD,   R.  (1991).  The  Instituto  Superior  de  Estudos  Brasileiros  (ISEB) and   developmental   nationalism   in   Brazil,   1955–1964   [Source:   595.   pp. Dissertation  Abstracts  International,  Volume:  52–10,  Section:  A,  page: 3700]. Tulane University. https://digitallibrary.tulane.edu/islandora/object/tulane%3A23652

GERHARDT,   P.  (1979). Zur  Theorie  und  Praxis  Paulo  Freire  in Brasilien.Edition R. Gerhardt.

GERHARDT, H. P. (1983). Angicos/Rio Grande do Norte, 1962/3. Educação e Sociedade, 5(14), 5–33.

GERHARDT, H. P. (2021). O “Sistema Paulo Freire” em ação: a campanha de alfabetização em  Brasília  1963/1964—Em  homenagem  aos  100  anos  de Paulo Freire. De Almeida Chacon, D. R. (268–297)

GRAY, W. S. (1956). The teaching of reading and writing. UNESCO.

GONÇALVES DA  COSTA  LIMA,    A.  (1961).  Papel  de  Universidade, UR Boletim Informativo, no 6, 111–113.

GONÇALVES DA  COSTA  LIMA,    A.  (1962).  Entrevista  do  Reitor  J.  Alfredo Goncalves da Costa Lima. UR Boletim Informativo, 8, 45–46.

GONÇALVES DA   COSTA   LIMA,      A.  (1962).   O  SEC,   Prolongamento   da Universidade. SEC/UR(1962) 1, 3–5.

GONÇALVES DA  COSTA  LIMA,    A.  (1964). Presença na Universidade. Editora da Universidade do Recife.

GONÇALVES DA  COSTA  LIMA,    A.  (1964). Divulgação  da  Cultura,  in: Goncalves (1964:13–16)

GONÇALVES DA COSTA LIMA, J. A. (1964). A  Universidade e a  Extensão da Cultura ao Povo, in: Gonçalves (1964: 73–76)

GUERRA,   J.  d.  C.  (2013).  As  40  horas  de Angicos,  a  UFRN,  a  UNE  e  Paulo Freire  (Rio  Grande  do  Norte, 1963. Revista Educação  em  Questão,  47(33), 234–242. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v47n33ID5142

HERBERT, S. P., & Zitkoski, J. J. (2010). Liderança. In Streck, D. R., Euclides, R. (orgs.), Dicionário Paulo Freire (pp. 245–246). Autêntica Editora.

MACIEL,   (1963).  A  Fundamentação  Teórica  do  Sistema  Paulo  Freire  de Educação. Estudos Universitários,n.4,April–Juni, 25–60.

MACIEL,   (1976,  November  4).  Interview.  Verbatim  record  from  memory. Archive Gerhardt

MACIEL,    (2005/2006).   Um   trabalho   rico   de   possibilidades. Estudos Universitários,24/25(5/6), 39–46.

MONTEIRO COSTA,    A.  (1963).  Alfabetização  de  Adultos—Considerações Gerais,  (Adult  literacy—general  considerations)  no  p.,  no  d.,  hectograph  copy [Author] Archive.

MUNIZ DE  BRITO,    (1976,  October  28). Interview.  Verbatim  record  from memory. Archive Gerhardt.

MUNIZ DE  BRITO,    (2015a,  July  30). Interview.  Retrieved  4  January  2022 from https://d1dgpblc1xxpnx.cloudfront. net/online/artigo/9237_JOMARD±MUNIZ±DE±BRITTO

MUNIZ DE BRITO, J. (2015b). Sintomas e Sintonias de uma Geração Revisitada. Estudos Universitários,  Revista  de  Cultura  da  Universidade  Federal de Pernambuco, 24/25(5/6), 27–30. Organização Funcional do SEC. (1962).

ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL DO SEC, Boletim do SEC/UR, No. 1, 7–9

PAES DE   ANDRADE,      (1963).   Personal   lecture   concept,   handwritten manuscript, n.p., n.d. [Author] archive.

PAES DE  ANDRADE,    (1976,  October  27  and  November  27).  Interview. Verbatim protocol from memory. Archive Gerhardt

PAIVA,    P.   (1978). Nationalismus   and   Bewusstseinsbildung   in Brasilien. Inbesondere bei Paulo Freire. Edition R. Gerhardt.

PAIVA, V. P. (1980). Paulo Freire e o Nacionalismo Desenvolvimentista. Rio de Janeiro    Brasil:    Paz    &    Terra;    1a    edição    (27    outubro    2005). https://www.amazon.com.br/Paulo-Freire-nacionalismodesenvolvimentista-Vanilda/ dp/8570380208

PÉREZ CRUZ, F. d. J. (2020). Paulo Freire y la Revolución Cubana. 1959–1997 de la historia intelectual a la social. Revista Del IICE, 48(Jul–Dec), 13–30.

PINTO, Á.    (1960). Consciência  e  realidade  nacional. Ministérioda Educação e Cultura (Vol. 2). Instituto Superior de Estudos Brasileiros.

PLANO DE ATIVIDADES. (1962). Plano de Atividades.Boletim do SEC/UR, n. 1, 9–13

PLANO DE ATIVIDADES DO SEC PARA 1963. (1962). Boletim do SEC/UR, n. 3/4, 9–11

POPPER, K. R. (1958). Die offene Gesellschaft und ihre Feinde.Vol. II, A. Francke Edition. (1962). No. 28. February. SEC/UR, n.3/4, Mar–Abr, 5–7

SEC/UR. (1962). Boletim, n. 2, May/Jun

SEC/UR. (1964). Boletim, n. 5, Jan/Feb.

SUASSUNA,    (1976,   November   25).   Interview.   Verbatim   protocol   from memory. Archive Gerhardt

UNIVERSIDADE DO RECIFE (UR). (1962). Boletim informativo, n. 10. Dec.

UNIVERSIDADE DO RECIFE (UR). (1963). Boletim informativo, n. 11. Mar

UNIVERSIDADE DO RECIFE (UR). (1963). Boletim informativo, n. 14. Dec.

VILAÇA, M. V., & CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE, R. C. (2003). Coronel, Coronéis.Bertrand.

VERAS,   B.,  & MENDONÇA,  D.  (2004/2005).  Educação  popular  e  reforma universitária:  Paulo  Freire e  a  criação  do  Serviço  de  Extensão  Cultural  da Universidade  do  Recife  (1962–1964). Estudos  Universitários,  Recife,  24–25(5–6), 11–22. dez. 2004/2005 https://www.ufpe.br/documents/38978/1182937/revista_estudos_universitarios24-25.pdf/ ab1207ef-92be-46b1-83a5-7cd364316ab8

VERAS,   B.  (2010).  Programa  de  Pós-graduação  em História[Dissertação  de Mestrado, Recife Brazil: Sociabilidades Letradas No Recife]. A Revista Estudos Universitários.https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7618/1/ arquivo687_1.pdf

WEFFORT,   C.  (1965). Educação  e  Política;  Reflexões  Sociológicas sobre uma Pedagogia da Liberdade.In Freire, P. (1967) 1–26

 

Downloads

Publicado

2023-02-27

Como Citar

GERHARDT , Heinz Peter. UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A TEORIA E A PRÁTICA DE PAULO FREIRE: o "Serviço de Extensão Cultural/Universidade do Recife" (1962-64) . @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 10, n. 19, p. 159–193, 2023. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p159-193. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/30171. Acesso em: 10 jul. 2025.