UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A TEORIA E A PRÁTICA DE PAULO FREIRE
o "Serviço de Extensão Cultural/Universidade do Recife" (1962-64)
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p159-193Palavras-chave:
Brasil, Serviço de extensão, Paulo Freire, alfabetização, Universidade do Recife, Bourdieu.Resumo
Esta contribuição é um relato histórico da práxis pedagógica e administrativa de Paulo Freire antes de seu exílio forçado em 1964. Baseia-se em entrevistas realizadas durante uma pesquisa de campo em 1976, em uma conversa com Paulo Freire em Genebra um ano depois e na literatura secundária atualizada. Ser o primeiro Diretor do Serviço de Extensão de uma grande universidade brasileira no início da década de 1960 deu a Freire e seus colaboradores o espaço e o tempo para experimentar o hoje mundialmente famoso método de alfabetização que leva seu nome. O conceito de "Campo de Produção Cultural" (Bourdieu) é utilizado para elucidar melhor a produção vanguardista de Freire e sua equipe dentro dos espaços abertos pelos movimentos populares do Brasil no início dos anos 1960. A contribuição mostra como o “Sistema Paulo Freire” se desenvolveu na práxis de um movimento cultural e político, recebendo sua consagração acadêmica numa forma gradual e eclética.