(NEO) LIBERALISMO E EDUCAÇÃO

reflexões sobre o papel do educador e a 'pedagogia da autonomia'

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p212-233

Palavras-chave:

Neoliberalismo. Educação. Pedagogia. Políticas.

Resumo

O presente texto busca abordar uma questão que já se encontra exaustivamente explorada na literatura da área, entretanto, pensamos que esta é uma temática, cuja discussão ainda não se esgotou em função da relevância do seu conteúdo como construto para se pensar a dinâmica da educação na atualidade. Assim, a relação entre o Neoliberalismo e a educação constitui ainda uma pauta importante para refletirmos sobre o papel do educador diante dos desafios postos pela complexidade da sociedade atual. Nessa perspectiva, sob mais um olhar crítico e sem a pretensão de aprofundarmos a discussão acerca do tema, objetivamos fazer uma breve reflexão sobre a relação entre a educação no contexto do Neoliberalismo e o papel do educador face à conjuntura sócio-política e econômica atual, tendo como referência a obra Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire. Recorremos, também, ao suporte teórico fornecido por autores na área das Ciências Sociais que, somado às reflexões do referido educador, nos provoca a pensar a conjuntura educacional das últimas décadas no Brasil como sendo marcada por reformas educacionais com forte apelo à ausência do Estado como provedor da educação, enquanto direito social.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenice Ferreira, Universidade Estadual Do Sudoeste Da Bahia - UESB

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC/Minas, doutora em Educação pela mesma universidade. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Profissão Docente – GEPPDOC - PUC/Minas e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação Brasileira - GESTHEB/UESB

 

REFERÊNCIAS

ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (Orgs.) Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p. 9-23.

BOBBIO, Norberto; BOVERO, Michelangelo. Sociedade e Estado na filosofia política moderna. São Paulo: Brasiliense, 1986.

BRAUDEL, Fernand. História e Ciências Sociais. A longa duração. Revista de História,São Paulo, v. 30, n. 62, ano 16, p. 262-294, 1965. Disponível em: 2022http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/123422. Acesso em: 9 jul. 2022.

CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia, o discurso competente e outras falas. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

COUTINHO, Carlos Nelson. Representação de interesses, formulação de políticas e hegemonia. In: TEIXEIRA, Sônia F. Reforma sanitária, em busca de uma teoria.São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1989. p. 47-59.

CURY, Carlos  Roberto    Direito  à  educação:  direito  à  igualdade,  direito  à diferença. Cadernos de pesquisa.Fundação  Carlos Chagas, São Paulo: n. 116, p 245-262, jul, 2002.

DALBÉRIO, Maria Célia Borges. Políticas educacionais e a gestão democrática na escola pública de qualidade.São Paulo: Paulus, 2009.

FERRETI, Celso João; SILVA, Mônica Ribeiro da. Reforma do Ensino Médio no contexto da Medida Provisória nº 746/2016: Estado, currículo e disputas por hegemonia. Educ. Soc.,Campinas, v. 38, n. 139, p.385-404, abr-jun, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia, saberes necessários à prática educativa.35 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido.32 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Os delírios da razão: crise do capital e metamorfose conceitual no campo educacional. In: GENTILI, Pablo. Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. 10 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002, p. 77-108

GENTILI, Pablo. Adeus à escola pública, a desordem neoliberal, a violência do mercado e o destino da educação das maiorias. In: GENTILI, Pablo. Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. 10 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002, p. 228-250

GENTILI, Pablo. Neoliberalismo e educação: manual do usuário. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; GENTILI,Pablo. (Orgs.) Escola S.A.Brasília: CNTE, 1996, p. 3-25.

HOBSBAWM, Eric. Como mudar o mundo, Marx e o marxismo, 1840-2011.São Paulo: Cia. Das Letras, 2011.

JARES, Xésus R. Educação para a paz. Porto Alegre: Artmed, 2002.

LE GOFF,  História  e  memória.4  ed.  Campinas,  SP:  Editora  da UNICAMP, 1996.

LIBÂNEO, José  ;  OLIVEIRA,  João  Ferreira  de;  TOSCHI,  Mirza  Seabra. Educação  escolar:  políticas,  estruturas  e  organização. São  Paulo:  Cortez, 2003.

LOCKE, Segundo  tratado  sobre  o  governo  civil  e  outros  escritos. Trad. Magda Lopes e Marisa Lobo da Costa. 3ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

LOMBARDI, José    (Org.). Crise  capitalista  e  educação  brasileira. Uberlândia, MG: Navegando Publicações, 2016.

MELO, Adriana  Almeida  Sales    O  projeto  neoliberal  de  sociedade  e  de educação, um aprofundamento do liberalismo. In: LOMBARDI, José Claudinei; SANFELICE, José Luis. (Orgs.). Liberalismo e educação em debate. Campinas: SP: Autores Associados, 2007. p.185-204.

MÈSZÁROS, István. Para  além  do  capital:  rumo  a  uma  teoria  da  transição.Tradução: Paulo Cezar Castanheira, Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo, 2011.

ORSO, Paulino    José.    Neoliberalismo,    equívocos    e    consequências. In: LOMBARDI,  José  Claudinei;  SANFELICE,  José    (Orgs.). Liberalismo  e educação em debate.Campinas: SP: Autores Associados, 2007. p.163-183.

PARO, Vitor Henrique. Educação como exercício de poder.São Paulo: Cortez, 2010.

SADER, Emir   &   GENTILI,   Pablo   (Orgs.) Pós-neoliberalismo:   aspolíticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

SAVIANI,   A  crise  estrutural  do  capitalismo  e  seus  impactos  na educação   pública  brasileira. In:LOMBARDI,  José  Claudinei.  (Org.). Crise capitalista  e  educação  brasileira.Uberlândia,  MG:  Navegando  Publicações, 2016. p. 31-45.

SEVERINO, Antônio  Educação,  ideologia  e  contra  ideologia.São Paulo: EPU, 1986.

 

Downloads

Publicado

2023-05-08

Como Citar

FERREIRA, Elenice. (NEO) LIBERALISMO E EDUCAÇÃO: reflexões sobre o papel do educador e a ’pedagogia da autonomia’. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 10, n. 19, p. 212–233, 2023. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p212-233. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/30496. Acesso em: 13 jul. 2025.