O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS (PLE)
um olhar entre teoria e experiência
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p150-168Palavras-chave:
Ensino de PLE, Ludicidade, Produção de material didático, Formação DocenteResumo
Neste trabalho, apresentamos, de forma reflexiva, uma experiência de ensino de PLE a intercambistas de uma universidade confessional mineira, no bojo de um projeto que congrega ensino a extensão e pesquisa. Norteadas pelo aporte teórico de cunho sociointeracionista (BAKHTIN, 2019; VOLÓCHINOV, 2018), sociolinguístico (BAGNO, 2007) e cognitivo-funcional (MARTELOTTA, 2011), nos dedicamos à análise de material didático disponível, à produção customizada de unidades didáticas e jogos (virtuais e de tabuleiro), visando a aprimorar estratégias pedagógicas que vimos adotando, sobretudo após o retorno pós-pandemia. Numa modalidade marcada pela heterogeneidade e pelo trabalho com pequenos grupos, optamos pelo uso de material lúdico, com o foco no ensino de articuladores textuais e expressões idiomáticas, em que usualmente há maior dificuldade de aprendizagem. O feedback dos alunos evidencia que esta estratégia se mostrou pertinente como auxiliar no desenvolvimento de competências linguísticas importantes de escrita e de oralidade.