O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS (PLE)

um olhar entre teoria e experiência

Autores

  • Ev' Ângela Batista Rodrigues de Barros Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Valquíria Carolina Pimentel Sales de Carvalho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Leticia Costa Silveira Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p150-168

Palavras-chave:

Ensino de PLE, Ludicidade, Produção de material didático, Formação Docente

Resumo

Neste trabalho, apresentamos, de forma reflexiva, uma experiência de ensino de PLE a intercambistas de uma universidade confessional mineira, no bojo de um projeto que congrega ensino a extensão e pesquisa. Norteadas pelo aporte teórico de cunho sociointeracionista (BAKHTIN, 2019; VOLÓCHINOV, 2018), sociolinguístico (BAGNO, 2007) e cognitivo-funcional (MARTELOTTA, 2011), nos dedicamos à análise de material didático disponível, à produção customizada de unidades didáticas e jogos (virtuais e de tabuleiro), visando a aprimorar estratégias pedagógicas que vimos adotando, sobretudo após o retorno pós-pandemia. Numa modalidade marcada pela heterogeneidade e pelo trabalho com pequenos grupos, optamos pelo uso de material lúdico, com o foco no ensino de articuladores textuais e expressões idiomáticas, em que usualmente há maior dificuldade de aprendizagem. O feedback dos alunos evidencia que esta estratégia se mostrou pertinente como auxiliar no desenvolvimento de competências linguísticas importantes de escrita e de oralidade.

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Biografia do Autor

Ev' Ângela Batista Rodrigues de Barros, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Licenciada em Letras pela UFMG e em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Mestra em Letras e Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-doutora em Estudos do Texto e do Discurso pela UFMG. Professora da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC Minas. Coordenadora de Publicações e Produções Acadêmicas da Pró-reitoria de Extensão. Membro do Conselho Editorial da Editora PUC Minas. Editora gerente de periódicos eletrônicos da PUC Minas - Conecte-se! e Revista do ICH. Coordenadora editorial de Scripta e Cadernos CESPUC de Pesquisa.

Valquíria Carolina Pimentel Sales de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduada em Letras, Português e Inglês, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Ensino Superior de Língua Inglesa (PUC Minas). Doutora em Linguística pela PUC Minas. Professora Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Língua inglesa e em Língua Portuguesa.

Leticia Costa Silveira Santos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduanda em Letras Português (PUC Minas). Bolsista de Iniciação Científica 2022/2023 FIP PUC Minas nº27790.

 

REFERÊNCIAS

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VOLÓCHINOV, Valentin N. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Sheilla Grillo; Ekaterina Volkova Américo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.

 

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Publicado

2023-10-20

Como Citar

Barros, E. Ângela B. R. de ., Carvalho, V. C. P. S. de, & Santos, L. C. S. . (2023). O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS (PLE): um olhar entre teoria e experiência . @rquivo Brasileiro De Educação, 11(20), 150–168. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p150-168