v. 11 n. 20 (2023): @RQUIVO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO

					Visualizar v. 11 n. 20 (2023): @RQUIVO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO
Publicado: 2023-07-27

Edição completa

Editorial

Artigos

  • ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DO ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO implicações da formação e da prática didático-pedagógica

    Adriana Regina de Jesus Santos, Luiz Gustavo Tiroli
    3-25
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p3-25
  • O TERRITÓRIO USADO E AS PROFESSORAS DA AMAZÔNIA ACREANA viver e lecionar no meio rural de Feijó/AC

    Letícia Mendonça Lopes Ribeiro, Adriana Ramos dos Santos
    26-48
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p26-48
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA DECOLONIAL uma experimentação com o documentário "o silêncio dos homens"

    Cleidiane Lemes de Oliveira, Bruno Francisco Melo Pereira
    49-75
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p49-75
  • A FUNÇÃO DOCENTE COMO INTELECTUAL EMANCIPADO a formação dos professores para além da técnica de ensino

    Rogério Rodrigues
    76-95
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p76-95
  • A DOCÊNCIA NA ENGENHARIA AGRONÔMICA reflexões sobre gênero à luz do materialismo histórico-dialético

    Danielle Uchôas, Lucélia Tavares Guimarães
    96-120
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p96-120
  • DIREITO À EDUCAÇÃO COMO EDUCAÇÃO AO DIREITO

    Carlos Roberto Jamil Cury
    121-136
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p121-136
  • OS EDUCADORES E OS USOS DOS CONCEITOS articulações entre educação, direito, política e linguagem

    Lucas Alvarenga Gontijo
    137-149
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p137-149
  • O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS (PLE) um olhar entre teoria e experiência

    Ev' Ângela Batista Rodrigues de Barros, Valquíria Carolina Pimentel Sales de Carvalho, Leticia Costa Silveira Santos
    150-168
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p150-168
  • A ELABORAÇÃO E O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ENSINO DE QUÍMICA

    Paulo José de Sousa Maia, Matheus Gomes da Silva , Alan Mendonça Costa
    169-194
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p169-194
  • RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL revisão integrativa da literatura

    Wilson Rodrigues Braz, Reyssila Rute da Silva Barros, Denisse Aparecida dos Santos Sousa
    195-218
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p195-218
  • PERFORMATIVIDADE E ALGUNS DOS SEUS EFEITOS NA ORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL

    Susana Scherer
    219-235
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p219-235
  • EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO competências em alfabetização midiática e informacional frente á (des)informação

    Guilherme Henrique Correia Domingues, Paulo Sérgio de Camargo Filho, Carlos Eduardo Laburú
    236-260
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p236-260
  • A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A GESTÃO ESCOLAR uma revisão sistemática

    Renata Lima Durães Reis , Leonardo Felipe Gonçalves Duarte, Ida Carneiro Martins
    261-276
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p261-276
  • DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE EVASÃO E PERMANÊNCIA ESCOLAR A PARTIR DAS PESQUISAS E DOS DOCUMENTOS NORMATIVOS SOBRE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA REDE FEDERAL

    Jonis Manhães Sales Felippe, Sandra Helena de Araujo Lima
    277-299
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p277-299
  • ESTUDOS SOBRE PUBLICAÇÕES NO PERÍODO DE 2011 A 2021 SOBRE A INCLUSÃO DO OUTRO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

    Yara Patricia Barral de Queiroz Guimarães, Wagner Barbosa de Lima Palanch
    300-323
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p300-323
  • A GAMIFICAÇÃO COMO RECURSO METODOLÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM contribuições nos anos iniciais do ensino fundamental

    Ludmila Salomão Venâncio, Tatiane Letícia Maia, Viviane Milena Maia
    324-343
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p324-343
  • EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO caminhos do eterno vir a ser...

    Leonardo Machado Palhares, Rosiléia de Fátima Costa
    344-354
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p344-354
  • REGGIO EMILIA uma pedagogia sustentada nos direitos da infância entrevista com maria mercedes civarolo

    Mariela Losso, Mercedes Civarolo
    355-369
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p355-369