ESTUDOS SOBRE PUBLICAÇÕES NO PERÍODO DE 2011 A 2021 SOBRE A INCLUSÃO DO OUTRO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p300-323Palavras-chave:
Educação Matemática Inclusiva, Inclusão, Inclusão do Outro, Inclusão no Ensino de Matemática, MapeamentoResumo
Esse trabalho apresenta um estudo sobre o tema Inclusão do Outro no ensino de matemática, cuja busca aconteceu no Catálogo de Teses da Capes, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD e nas publicações dos Anais de três eventos do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e nos Anais de três eventos do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), no período de 2011 a 2021. Essa construção trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia adotada foi o mapeamento. O objetivo dessa pesquisa foi conhecer o que foi publicado durante o período mencionado a respeito do tema Inclusão do Outro no Ensino de Matemática; para isso, usamos algumas palavras para as buscas. Dentre os resultados encontrados, observamos que a comunidade acadêmica da Educação Matemática está cada vez mais interessada em debater o assunto. Relacionamos os autores das teses encontradas com os autores das publicações nos Anais, de modo a encontrar intersecções entre os trabalhos e constatar a continuidade de pesquisas. Uma vez que as teses correspondem a pesquisas já concluídas, fizemos uma leitura diagonal e organizamos os trabalhos conforme as categorias: pessoas com deficiência e/ou transtornos e abordagem da Educação Matemática Inclusiva de forma geral.