DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE EVASÃO E PERMANÊNCIA ESCOLAR A PARTIR DAS PESQUISAS E DOS DOCUMENTOS NORMATIVOS SOBRE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA REDE FEDERAL
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p277-299Palavras-chave:
Evasão escolar, Permanência escolar, Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Médio IntegradoResumo
Os desafios para o enfrentamento da evasão escolar permeiam as discussões sobre a educação brasileira em diferentes contextos históricos e políticos, constituindo-se em uma preocupação não apenas para educadores, mas para toda a sociedade. Visando ampliar a compreensão do fenômeno da evasão, este trabalho promove a sua articulação com o conceito de permanência escolar, que vem ganhando destaque nas produções acadêmicas recentes e nos documentos norteadores da educação no país atualmente. Desse modo, o artigo se apresenta como o resultado de pesquisas documentais e bibliográficas sobre os conceitos de evasão escolar e permanência escolar, com destaque para as suas manifestações no ensino médio integrado da Rede Federal de Educação Científica, Profissional e Tecnológica. Tais pesquisas evidenciaram diferentes percepções conceituais que, não sendo mutuamente excludentes, demonstram que fenômenos da evasão escolar e da permanência escolar, embora diferentes, precisam ser investigados de maneira complementar, tendo como foco a efetiva garantia do direito social à educação.