RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS:

uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Andressa Algayer da Silva Moretti UNESP
  • Helena Martínez Avila de Mello Unesp
  • Camila Fernanda Dias Pavaneli Unesp
  • Thiago Aparecido Cetroni Unesp
  • Dhebora Souza Umbelino Silva Unesp
  • Clever Ricardo Guareis de Farias USP

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p59-83

Palavras-chave:

Recurso educacional aberto, Educação aberta, Ensino e aprendizagem

Resumo

Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais de ensino e aprendizagem que professores e estudantes podem usar, modificar e compartilhar de maneira livre e aberta, fomentando a colaboração e a inovação na educação. Essa pesquisa tem como objetivo compreender de que forma os recursos educacionais abertos estão sendo explorados em pesquisas científicas publicadas em língua portuguesa. Adotou-se o método de pesquisa revisão sistemática da literatura (RSL), tendo como fonte de consulta a base de dados do Portal de Periódico da CAPES. Foram selecionados um total de 32 artigos que integraram o corpus da pesquisa. Essa pesquisa evidenciou um número reduzido de artigos em língua portuguesa que abordam o tema, sendo em sua maioria estudos apenas teóricos. Contudo, os REA têm sido objeto de estudo em diversas áreas da educação e modalidades de ensino, com destaque para o ensino à distância. Outro fator identificado foi a baixa adesão da reutilização dos REA para o ensino, a falta de conhecimento por parte dos docentes de onde e como encontrar esse tipo de recurso na Internet para adaptá-lo a sua realidade de ensino. É fundamental continuar investigando a fim de valorizar e promover sua utilização na prática educacional nas distintas modalidades de ensino.

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Biografia do Autor

Andressa Algayer da Silva Moretti, UNESP

Doutoranda em Educação para a Ciência (UNESP - campus Bauru), possui Bacharelado em Engenharia Ambiental pela UTFPR (2013) e Licenciatura em Química pela UTFPR (2019). Mestre em Engenharia de Edificações e Saneamento pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2015).

Helena Martínez Avila de Mello, Unesp

Mestranda em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – Campus de Araraquara. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Atividade e Desenvolvimento Infantil - GEPADI da Unesp de Marília.

Camila Fernanda Dias Pavaneli, Unesp

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências,
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Campus de Marília.

Thiago Aparecido Cetroni, Unesp

Doutorando em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – Campus de Araraquara, Mestre em Análise e Planejamento de Políticas Públicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – Campus de Franca. Membro do grupo de pesquisa Políticas Públicas para o Desenvolvimento Social da Unesp de Franca.

Dhebora Souza Umbelino Silva, Unesp

Doutoranda em Comunicação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – Faac Campus de Bauru. Mestre em Educação. Docente na Fatec - Faculdade de Tecnologia e FHO - Fundação Hermínio Ometto.

Clever Ricardo Guareis de Farias, USP

Professor Doutor associado da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Doutorado em Ciência da Computação - University of Twente.

 

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

MORETTI, Andressa Algayer da Silva; MELLO, Helena Martínez Avila de; PAVANELI, Camila Fernanda Dias; CETRONI, Thiago Aparecido; SILVA, Dhebora Souza Umbelino; FARIAS, Clever Ricardo Guareis de. RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS:: uma revisão sistemática da literatura. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 12, n. 21, p. 59–83, 2024. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p59-83. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/31829. Acesso em: 22 abr. 2025.