RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS:
uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p59-83Palavras-chave:
Recurso educacional aberto, Educação aberta, Ensino e aprendizagemResumo
Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais de ensino e aprendizagem que professores e estudantes podem usar, modificar e compartilhar de maneira livre e aberta, fomentando a colaboração e a inovação na educação. Essa pesquisa tem como objetivo compreender de que forma os recursos educacionais abertos estão sendo explorados em pesquisas científicas publicadas em língua portuguesa. Adotou-se o método de pesquisa revisão sistemática da literatura (RSL), tendo como fonte de consulta a base de dados do Portal de Periódico da CAPES. Foram selecionados um total de 32 artigos que integraram o corpus da pesquisa. Essa pesquisa evidenciou um número reduzido de artigos em língua portuguesa que abordam o tema, sendo em sua maioria estudos apenas teóricos. Contudo, os REA têm sido objeto de estudo em diversas áreas da educação e modalidades de ensino, com destaque para o ensino à distância. Outro fator identificado foi a baixa adesão da reutilização dos REA para o ensino, a falta de conhecimento por parte dos docentes de onde e como encontrar esse tipo de recurso na Internet para adaptá-lo a sua realidade de ensino. É fundamental continuar investigando a fim de valorizar e promover sua utilização na prática educacional nas distintas modalidades de ensino.