TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E CURRÍCULO:
desafios e possibilidades nas vozes de gestores de escolas da rede municipal de educação de Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n22p30-58Palavras-chave:
Tecnologias digitais na educação, Educação pública, Currículo, Gestores escolaresResumo
Esta pesquisa buscou caracterizar como gestores da rede municipal de ensino de Belo Horizonte se posicionam sobre a incorporação curricular das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. A pesquisa, de base mista, envolveu análise documental, aplicação de um questionário e grupo focal. Os resultados indicam que os gestores percebem de formas diversas as possibilidades de inserção das tecnologias currículo e no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola. Os gestores estão em geral convencidos de que as tecnologias digitais são um recurso educacional promissor ao mesmo tempo que reconhecem desafios a serem enfrentados para uma efetiva inserção, passando por uma reformulação dos projetos políticos-pedagógicos e dos currículos educacionais e demandando-se ainda a elaboração de uma política pública de formação continuada dos professores.