TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E CURRÍCULO:

desafios e possibilidades nas vozes de gestores de escolas da rede municipal de educação de Belo Horizonte

Autores

  • Helaine Santos Leal Rede Municipal de Belo Horizonte

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n22p30-58

Palavras-chave:

Tecnologias digitais na educação, Educação pública, Currículo, Gestores escolares

Resumo

Esta pesquisa buscou caracterizar como gestores da rede municipal de ensino de Belo Horizonte se posicionam sobre a incorporação curricular das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. A pesquisa, de base mista, envolveu análise documental, aplicação de um questionário e grupo focal. Os resultados indicam que os gestores percebem de formas diversas as possibilidades de inserção das tecnologias currículo e no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola. Os gestores estão em geral convencidos de que as tecnologias digitais são um recurso educacional promissor ao mesmo tempo que reconhecem desafios a serem enfrentados para uma efetiva inserção, passando por uma reformulação dos projetos políticos-pedagógicos e dos currículos educacionais e demandando-se ainda a elaboração de uma política pública de formação continuada dos professores.

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Biografia do Autor

Helaine Santos Leal, Rede Municipal de Belo Horizonte

Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais no ano de 2007, Mestra pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em  2023 e Professora Municipal de Belo Horizonte desde 2011.

 

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Publicado

2024-05-21

Como Citar

LEAL, Helaine Santos. TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E CURRÍCULO:: desafios e possibilidades nas vozes de gestores de escolas da rede municipal de educação de Belo Horizonte. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 12, n. 21, p. 30–58, 2024. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2024v12n22p30-58. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/32051. Acesso em: 22 abr. 2025.