REGGIO EMILIA
uma pedagogia sustentada nos direitos da infância entrevista com maria mercedes civarolo
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p355-369Palavras-chave:
Infância, Direitos das Crianças, Ciência da Educação, Ciências Sociais e Humanas, Docência, Reggio EmíliaResumo
Este artigo apresenta uma experiência realizada na Rede Interdisciplinar Iberoamericana de Estudos e Pesquisas sobre Direitos fundamentais e Políticas para o bem-estar integral de Crianças e Jovens – Rede Emili@ (RE), no formato de diálogos sobre infâncias a partir de diferentes epistemologias, perspectivas de pesquisa e práticas. Neste caso apresentamos o diálogo com a Dra. María Mercedes Civarolo e membros da RE.
A entrevista completa foi publicada online no canal Rede Emíli@. O objetivo geral desta série de entrevistas é produzir e divulgar diálogos com referências no campo das Ciências Sociais e Humanas que têm pesquisas em andamento baseadas nos direitos e na reivindicação do papel de meninas e meninos na sociedade. O objetivo específico do diálogo com Mercedes Civarolo foi identificar as características e a particularidade da Pedagogia Reggio Emilia na consideração do principado das crianças e dos seus direitos.
Juntamente com a autora, identificamos os eixos diretamente ligados aos direitos de meninas e meninos, suas condições educacionais e a particularidade da Pedagogia Reggio Emilia em considerar os princípios da infância. Os eixos foram, inicialmente, a relevância de Loris Malaguzzi e da pedagogia Reggio Emilia, na trajetória acadêmica do entrevistado. Em seguida, é levantada a relação entre o Projeto Spectrum e a abordagem de Reggio Emilia. O processo de documentação também é abordado no âmbito desta pedagogia e das suas experiências, a relação com a sua perspectiva antropológica.
Para encerrar o diálogo, a entrevistada sintetiza a imagem de infância a que se refere em sua obra, a ressignificação do ato educativo não mais centrado na voz do professor ou da escola, mas nas vozes de meninas e meninos. Aumentando assim a relevância desta pedagogia em relação aos direitos das crianças. Para ampliar o registro da experiência, apresentamos uma série de imagens que acompanham a conversa e ilustram seu conteúdo com o protagonismo da menina, dos meninos, suas vivências, ações e territórios “reggianos”.