REGGIO EMILIA

uma pedagogia sustentada nos direitos da infância entrevista com maria mercedes civarolo

Autores

  • Mariela Losso Universidad Nacional del Comahue
  • Mercedes Civarolo Professora na Universidade Nacional de Comahue

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p355-369

Palavras-chave:

Infância, Direitos das Crianças, Ciência da Educação, Ciências Sociais e Humanas, Docência, Reggio Emília

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência realizada na Rede Interdisciplinar Iberoamericana de Estudos e Pesquisas sobre Direitos fundamentais e Políticas para o bem-estar integral de Crianças e Jovens – Rede Emili@ (RE), no formato de diálogos sobre infâncias a partir de diferentes epistemologias, perspectivas de pesquisa e práticas. Neste caso apresentamos o diálogo com a Dra. María Mercedes Civarolo e membros da RE.

A entrevista completa foi publicada online no canal Rede Emíli@. O objetivo geral desta série de entrevistas é produzir e divulgar diálogos com referências no campo das Ciências Sociais e Humanas que têm pesquisas em andamento baseadas nos direitos e na reivindicação do papel de meninas e meninos na sociedade. O objetivo específico do diálogo com Mercedes Civarolo foi identificar as características e a particularidade da Pedagogia Reggio Emilia na consideração do principado das crianças e dos seus direitos.

Juntamente com a autora, identificamos os eixos diretamente ligados aos direitos de meninas e meninos, suas condições educacionais e a particularidade da Pedagogia Reggio Emilia em considerar os princípios da infância. Os eixos foram, inicialmente, a relevância de Loris Malaguzzi e da pedagogia Reggio Emilia, na trajetória acadêmica do entrevistado. Em seguida, é levantada a relação entre o Projeto Spectrum e a abordagem de Reggio Emilia. O processo de documentação também é abordado no âmbito desta pedagogia e das suas experiências, a relação com a sua perspectiva antropológica.

Para encerrar o diálogo, a entrevistada sintetiza a imagem de infância a que se refere em sua obra, a ressignificação do ato educativo não mais centrado na voz do professor ou da escola, mas nas vozes de meninas e meninos. Aumentando assim a relevância desta pedagogia em relação aos direitos das crianças. Para ampliar o registro da experiência, apresentamos uma série de imagens que acompanham a conversa e ilustram seu conteúdo com o protagonismo da menina, dos meninos, suas vivências, ações e territórios “reggianos”.

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Biografia do Autor

Mariela Losso, Universidad Nacional del Comahue

Educadora en la Universidad Nacional del Comahue (Argentina) desde 1996. Extensionista universitaria desde 1994 a 2016 en la Universidad Nacional del Comahue. Investigadora categorizada en el Programa de Incentivos a la Investigación Científica de Argentina desde 2000. Categoría III. Integrante de Proyectos y Programas de Investigación desde 1995 a 2021. Actualmente es coordinadora para los países de lengua española en la Red Iberoamericana Interdisciplinar de Estudios e Investigaciones sobre Derechos y Políticas Fundamentales para el Cuidado y Bienestar Integral de la Niñez y la Juventud. Red Emili@ sede PUC Minas Gerais Brasil. Autora de trabajos de divulgación científica sobre estudios de infancias desde 1997 a la actualidad en eventos científicos y publicaciones nacionales e internacionales: artículos en revistas nacionales e internacionales indexadas, ponencias y conferencias en mesas temáticas, congresos, seminarios y talleres nacionales e internacionales. Miembro de comités científicos, académicos y editoriales. Colaboradora en proyectos de investigación y pedagógicos internacionales.

Mercedes Civarolo, Professora na Universidade Nacional de Comahue

Prof y Doctora en Ciencias de la Educación. Escritora. Investigadora-docente Categoria II del Sistema de Incentivos del Ministerio de Educación de la Nación. Fundadora y Co-Directora del GIDeD -Grupo de Investigaciones y Desarrollos Didácticos- de la Universidad Nacional de Villa María. Fundadora de ReDDi (Red de didáctica internacional). Docente de grado y posgrado en universidades argentinas e iberoamericanas. Consultora internacional en temas vinculados con: formación docente, enseñanza para la comprensión y el aprendizaje en educación superior, inicial y primaria. Keynote speaker internacional. Autora, de libros, capítulos, y artículos en revistas indexadas nacionales e internacionales. Fundadora y Secretaria académica de la Fundadora y Sec. Académica de la Universidad de la Ciudad de Buenos Aires.

 

REFERÊNCIAS

CIVAROLO, Mercedes. “A dos   voces:   Alfredo   Hoyuelos   hablade    Malaguzzi    y    Reggio    Entrevista    realizada    al    Dr.    AlfredoHoyuelos”, Revista Internacional  Magisterio,  n  °  31,  Bogotá,  febrero-marzo, 2008.

CIVAROLO, Viaje    iniciático    al    pensamiento    de    Loris Malaguzzi. Villa María: GIDED-UNVM, 2016.

CIVAROLO,      y     Pérez, Mónica. Primeros    pasos    en    la documentación pedagógica.   Cómo   hacer   visible   la   cultura   de   la infancia. Buenos Aires: Ed. Hola chicos, 2019.

LOSSO, Mariela(2013) Intersecciones  posibles  entre  territorios  de  las infancias,     cultura     y     pedagogía. (Manuscrito     inédito).     Cipolletti: Universidad Nacional del Comahue, 2013.

 

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Publicado

2024-03-05

Como Citar

LOSSO, Mariela; CIVAROLO, Mercedes. REGGIO EMILIA: uma pedagogia sustentada nos direitos da infância entrevista com maria mercedes civarolo. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 11, n. 20, p. 355–369, 2024. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p355-369. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/32449. Acesso em: 25 abr. 2025.