Implicações na construção da identidade docente

Autores

  • Marcos Rogério dos Santos Souza Universidade La Salle
  • Júlia Maria Marques Duarte Universidade La Salle
  • Paulo Fossatti

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2025v13n22p42-62

Palavras-chave:

Educação, Formação Inicial, Formação Continuada, Gênero

Resumo

Este artigo apresenta sua temática direcionada a dois aspectos importantes para a educação, sendo eles: formação inicial e continuada e gênero e suas interseccionalidades. Deste modo, objetivou-se analisar teoricamente a construção da identidade docente na educação básica, com o recorte do período 1500-1996, tendo como base as legislações sobre a profissão docente e aportes teóricos que abordam as questões de gênero e suas interseccionalidades. Com isso, buscou-se refletir sobre o perfil profissional das/os docentes e as transformações que acompanharam a história da formação de professoras/es no Brasil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de revisão de literatura de cunho qualitativo descritivo, cujo intuito foi mostrar que as políticas públicas destinadas à formação de professoras/es estão relacionadas com a produção e a reprodução da vida material humana em sociedade, sendo constituídas pelas transformações socioeconômicas e políticas do período. Os resultados mostraram que, as políticas destinadas à formação docente no Brasil, no período estudado, propõem uma formação que prioriza as habilidades e as competências profissionais, pautadas no saber fazer, como premissa para o trabalho docente, e não uma formação teórica e prática consistente, necessária ao desempenho efetivo do trabalho docente.

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Publicado

2025-09-23

Como Citar

SOUZA, Marcos Rogério dos Santos; DUARTE, Júlia Maria Marques; FOSSATTI, Paulo. Implicações na construção da identidade docente. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 13, n. 22, p. 42–62, 2025. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2025v13n22p42-62. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/33029. Acesso em: 27 set. 2025.