O ASSÉDIO EM AMBIENTES EDUCACIONAIS:
como as universidades brasileiras estão lidando com ele?
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p84-104Palavras-chave:
Assédio moral, Assédio sexual, IESResumo
O assédio tem se tornado a cada dia um tema de reconhecida importância para organizações diversas, embora dificilmente seja estudado fora do contexto empresarial. Em um cenário de ascensão do número de estudantes de nível superior no país, este estudo teve como objetivo compreender como se dão os episódios de assédio dentro das universidades. Abordou-se o tema utilizando-se questionário digital, com 2.525 respostas, analisado qualitativamente através do método de Análise de Conteúdo. Foi possível concluir que o assédio é muito presente no cotidiano de alunos, professores e trabalhadores de Instituições de Ensino Superior, e que o desconhecimento do tema, aliado ao despreparo das universidades para tratá-lo, acaba por contribuir para os números alarmantes de violência dentro dos campi. É mais frequente entre alunos, do sexo feminino, onde poucas ocorrências são denunciadas, algumas vezes por desconhecimento dos mecanismos institucionais de denúncia ou por medo de represálias. Quando denunciados, os casos de assédio raramente geram consequências para os agressores. Ressalta-se assim a importância dos estudos dos temas relacionados ao assédio dentro das universidades, para que situações deste tipo não comprometam a qualidade de ensino, os resultados, o aprendizado e a saúde dos estudantes e trabalhadores.