O ASSÉDIO EM AMBIENTES EDUCACIONAIS:

como as universidades brasileiras estão lidando com ele?

Autores

  • Stefania de Castro Helmold PUCMINAS
  • Cristiana Trindade Ituassu UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p84-104

Palavras-chave:

Assédio moral, Assédio sexual, IES

Resumo

O assédio tem se tornado a cada dia um tema de reconhecida importância para organizações diversas, embora dificilmente seja estudado fora do contexto empresarial. Em um cenário de ascensão do número de estudantes de nível superior no país, este estudo teve como objetivo compreender como se dão os episódios de assédio dentro das universidades. Abordou-se o tema utilizando-se questionário digital, com 2.525 respostas, analisado qualitativamente através do método de Análise de Conteúdo. Foi possível concluir que o assédio é muito presente no cotidiano de alunos, professores e trabalhadores de Instituições de Ensino Superior, e que o desconhecimento do tema, aliado ao despreparo das universidades para tratá-lo, acaba por contribuir para os números alarmantes de violência dentro dos campi. É mais frequente entre alunos, do sexo feminino, onde poucas ocorrências são denunciadas, algumas vezes por desconhecimento dos mecanismos institucionais de denúncia ou por medo de represálias. Quando denunciados, os casos de assédio raramente geram consequências para os agressores. Ressalta-se assim a importância dos estudos dos temas relacionados ao assédio dentro das universidades, para que situações deste tipo não comprometam a qualidade de ensino, os resultados, o aprendizado e a saúde dos estudantes e trabalhadores.

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Biografia do Autor

Stefania de Castro Helmold, PUCMINAS

Mestranda em Administração pela Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019). Atualmente vinculada ao Núcleo de Estudos em Recursos Humanos e Relações de Trabalho (NERHURT), do PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC Minas, atuando principalmente nos seguintes temas: violência organizacional, gênero, sexualidade, assédio sexual e moral, migrações, ensino superior, andragogia, administração e pedagogia tradicional.

Cristiana Trindade Ituassu, UFMG

Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Mestre em Administração com ênfase em Mercadologia e Administração Estratégica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela PUC Minas, onde se formou em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Professora Adjunta da área de Organizações, na Universidade Federal de Minas Gerais (Faculdade de Ciências Econômicas).

 

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

HELMOLD, Stefania de Castro; ITUASSU, Cristiana Trindade. O ASSÉDIO EM AMBIENTES EDUCACIONAIS:: como as universidades brasileiras estão lidando com ele?. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 12, n. 21, p. 84–104, 2024. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p84-104. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/33585. Acesso em: 12 ago. 2025.