Reflexões sobre avaliação da aprendizagem no ensino de Design Gráfico
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2025v13n22p63-83Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Avaliação da Aprendizagem, Ensino de Design, Práticas PedagógicasResumo
Abordar práticas pedagógicas que fazem parte do cotidiano de uma realidade educacional é um passo importante para oportunizar mudanças significativas em um espaço de ensino e aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a complexidade dos processos avaliativos em áreas criativas, com inspiração no curso de Bacharelado em Design Gráfico do Instituto Federal Fluminense, considerado que as avaliações, no caso específico, permeiam a subjetividade inerente à profissão e estão atreladas a aspectos estéticos, artísticos, tecnológicos e multidisciplinares. Por meio da pesquisa bibliográfica, adotada como procedimento metodologia, foi explorar estudos relevantes sobre o tema e correlaciona-los à prática pedagógica na área de Design. Como resultado disso, propõe-se a aplicação de metodologias de avaliação que considerem, além da natureza criativa, a individualidade nas formas de aprendizagem dos estudantes e a adequação aos diferentes tipos de conteúdos e conhecimentos. Acredita-se que essas estratégias podem contribuir para uma prática pedagógica que reconheça e estimule o desenvolvimento integral dos alunos, preparando-os para os desafios profissionais futuros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 @rquivo Brasileiro de Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.