OS CAMINHOS PARA TORNAR-SE EDUCADOR:

as experiências formativas dos educadores da escola família agrícola de Sobradinho/BA

Autores

  • Airton Lucena Santos Nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Pedro Henrique Alves Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Marcelo Silva de Souza Ribeiro Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p434-452

Palavras-chave:

Formação, Educação do campo, Educadores

Resumo

Este trabalho tem por objetivo compreender os processos formativos dos educadores da Escola Família Agrícola de Sobradinho-BA. Esta escola surgiu enquanto resistências aos problemas sociais criados em decorrência da Usina Hidrelétrica da Cidade, construindo e pactuando uma educação articulada com a mobilização social interferindo nas relações políticas da região ao pautar os ideais da educação do campo. Nessa direção, surge o interesse em compreender os caminhos formativos vividos pelos educadores desta escola, por meio de encontros grupais com um roteiro semiestruturadas e analisadas por um viés hermenêutico. Como resultado, foram destacados quatro eixos transversais centrais: os processos identitários; as formações acadêmicas; a mobilização social e os afetos envolvidos no educar. Compreende-se que a participação nos movimentos sociais e a luta pelo acesso a políticas públicas, logo na juventude destes educadores, trouxe a vida destes a constituição de um papel político ativo em seus eixos territoriais originários, acendendo à vontade, o amor e o desejo ao trilhar os caminhos da docência, principalmente ao conceberem a Educação do Campo enquanto ferramenta para a mobilização e transformação social.

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Biografia do Autor

Airton Lucena Santos Nascimento, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestrando em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), na linha de pesquisa "Processos Sociointerativos e Desenvolvimento Humano". Bolsista da CAPES. Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Pedro Henrique Alves Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestrando em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), na linha de pesquisa "Processos Sociointerativos e Desenvolvimento Humano". Bolsista da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil. Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF).

Marcelo Silva de Souza Ribeiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), lotado no Colegiado de Psicologia, professor do Mestrado em Psicologia (Univasf). Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Maceió, Especialização em Educação Especial (UFAL) e Educação a Distância (SENAC AL), Especialização em Produção de Mídias para Educação Online (UFBA, Mestrado em Educação em Pesquisa - Université du Québec e doutorado em Ciências da Educação - Université du Québec à Chicoutimi / Université du Québec à Montréal. Pós doutor em Educação – UFBA. Professor do programa de Mestrado e Doutorado em Formação Docente e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco (UPE - Campus Petrolina).

 

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Publicado

2025-01-21

Como Citar

NASCIMENTO, Airton Lucena Santos; SANTOS, Pedro Henrique Alves; RIBEIRO, Marcelo Silva de Souza. OS CAMINHOS PARA TORNAR-SE EDUCADOR:: as experiências formativas dos educadores da escola família agrícola de Sobradinho/BA. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 12, n. 21, p. 514–533, 2025. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p434-452. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/33684. Acesso em: 22 abr. 2025.

Edição

Seção

Ensino Médio no/do Campo, Contra Hegemonia e o Projeto Territorial Camponês