OS CAMINHOS PARA TORNAR-SE EDUCADOR:
as experiências formativas dos educadores da escola família agrícola de Sobradinho/BA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p434-452Palavras-chave:
Formação, Educação do campo, EducadoresResumo
Este trabalho tem por objetivo compreender os processos formativos dos educadores da Escola Família Agrícola de Sobradinho-BA. Esta escola surgiu enquanto resistências aos problemas sociais criados em decorrência da Usina Hidrelétrica da Cidade, construindo e pactuando uma educação articulada com a mobilização social interferindo nas relações políticas da região ao pautar os ideais da educação do campo. Nessa direção, surge o interesse em compreender os caminhos formativos vividos pelos educadores desta escola, por meio de encontros grupais com um roteiro semiestruturadas e analisadas por um viés hermenêutico. Como resultado, foram destacados quatro eixos transversais centrais: os processos identitários; as formações acadêmicas; a mobilização social e os afetos envolvidos no educar. Compreende-se que a participação nos movimentos sociais e a luta pelo acesso a políticas públicas, logo na juventude destes educadores, trouxe a vida destes a constituição de um papel político ativo em seus eixos territoriais originários, acendendo à vontade, o amor e o desejo ao trilhar os caminhos da docência, principalmente ao conceberem a Educação do Campo enquanto ferramenta para a mobilização e transformação social.