EDUCAÇÃO DO CAMPO E ENSINO DE QUÍMICA:
percepções sobre o plano de estudo em uma escola família agrícola
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p505-531Palavras-chave:
Educação rural, 3 momentos pedagógicos, Instrumento pedagógicoResumo
No presente artigo buscamos refletir sobre a percepção dos sujeitos – professores e estudantes – em relação ao ensino fundamentado no Plano de Estudo, na perspectiva da Pedagogia da Alternância, enfocando a componente curricular de Química. Em aspectos metodológicos, na investigação os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada, observação direta e análise documental. O lócus da pesquisa foi a Escola Família Agrícola (EFA) Bontempo, situada na comunidade Córrego do Brejo, zona rural do município de Itaobim-MG. Os participantes do estudo são três docentes que atuam na EFA, também cinco estudantes da 1ª a 3ª séries do Ensino Médio Integrado. Após as entrevistas, foram realizadas as transcrições na íntegra e utilizamos a Análise de Conteúdo (Bardin). Como resultados das análises, consideramos que as percepções dos professores estão mais próximas dos princípios do Plano de Estudo – pergunta, transformação de ideias mediante o diálogo e a práxis. Entretanto, os estudantes, em suas respostas às entrevistas, denotam pouco conhecimento desses princípios, que se realizam, na escola pesquisada, por meio dos Três Momentos Pedagógicos. Portanto, acreditamos que seja importante para o processo ensino-aprendizagem dos estudantes que estes tenham clareza não apenas conceitual, mas principalmente prática, da proposta por eles vivenciadas.