EDUCAÇÃO DO CAMPO E ENSINO DE QUÍMICA:

percepções sobre o plano de estudo em uma escola família agrícola

Autores

  • Wanderson Gomes Teixeira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Daniela Marques Alexandrino Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p505-531

Palavras-chave:

Educação rural, 3 momentos pedagógicos, Instrumento pedagógico

Resumo

No presente artigo buscamos refletir sobre a percepção dos sujeitos – professores e estudantes – em relação ao ensino fundamentado no Plano de Estudo, na perspectiva da Pedagogia da Alternância, enfocando a componente curricular de Química. Em aspectos metodológicos, na investigação os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada, observação direta e análise documental. O lócus da pesquisa foi a Escola Família Agrícola (EFA) Bontempo, situada na comunidade Córrego do Brejo, zona rural do município de Itaobim-MG. Os participantes do estudo são três docentes que atuam na EFA, também cinco estudantes da 1ª a 3ª séries do Ensino Médio Integrado. Após as entrevistas, foram realizadas as transcrições na íntegra e utilizamos a Análise de Conteúdo (Bardin). Como resultados das análises, consideramos que as percepções dos professores estão mais próximas dos princípios do Plano de Estudo – pergunta, transformação de ideias mediante o diálogo e a práxis. Entretanto, os estudantes, em suas respostas às entrevistas, denotam pouco conhecimento desses princípios, que se realizam, na escola pesquisada, por meio dos Três Momentos Pedagógicos. Portanto, acreditamos que seja importante para o processo ensino-aprendizagem dos estudantes que estes tenham clareza não apenas conceitual, mas principalmente prática, da proposta por eles vivenciadas.

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Biografia do Autor

Wanderson Gomes Teixeira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduado em Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Professor e Diretor - Escola Familiar Agrícola (EFA) Bontempo, Itaobim - MG. 

Daniela Marques Alexandrino, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduada em Engenharia Química - Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e Licenciatura em Química - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestra em Química - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Doutora em Ciências - Universidade de São Paulo (USP). Professora Adjunta e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) - UESB.  ESB.  

 

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Publicado

2025-01-21

Como Citar

TEIXEIRA, Wanderson Gomes; ALEXANDRINO, Daniela Marques. EDUCAÇÃO DO CAMPO E ENSINO DE QUÍMICA:: percepções sobre o plano de estudo em uma escola família agrícola . @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 12, n. 21, p. 486–513, 2025. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p505-531. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/33752. Acesso em: 22 abr. 2025.

Edição

Seção

Ensino Médio no/do Campo, Contra Hegemonia e o Projeto Territorial Camponês