COMPOSTEIRA E O ENSINO INTERDISCIPLINAR:
uma proposta prática, dialógica e reflexiva
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p532-551Palavras-chave:
Ciências da natureza e matemática, Composteira, Educação do campo, Ensino por áreaResumo
O artigo apresenta a composteira como elemento metodológico e participativo a ser usado no ensino por áreas. O curso de Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina proporcionou a oportunidade de comprovar essa hipótese. Ante os pressupostos deste curso, este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino alinhada à perspectiva Freireana, tendo a composteira como sugestão para a área de Ciências da Natureza e Matemática, refletindo sobre as potencialidades que ela oferece. A experiência foi aplicada no ensino médio, através da perspectiva por área de conhecimento e remota. O trabalho divide-se em três momentos metodológicos, quais são: o primeiro abordagens e discussões específicas sobre as fundamentações teóricas; o segundo acerca da metodologia, aprofundando a proposta geral do trabalho e compreendendo as temáticas e abordagens que a mesma proporciona; e o terceiro que relata a experiência, trazendo-a como proposta prática do estágio de docência. O resultado nos mostra que trabalhar de forma interdisciplinar, a partir das áreas de conhecimento, proporciona aos educadores um maior engajamento entre si, pois precisam planejar e pensar conjuntamente as ações e aos estudantes, a educação dialógica pode proporcionar uma holística que não existe no método bancário: a visão de que as disciplinas andam conectadas, falam sobre coisas do cotidiano e estão presentes no seu dia a dia.