COMPOSTEIRA E O ENSINO INTERDISCIPLINAR:

uma proposta prática, dialógica e reflexiva

Autores

  • Sílvio Domingos Mendes da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Dandara Morgenstern dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p532-551

Palavras-chave:

Ciências da natureza e matemática, Composteira, Educação do campo, Ensino por área

Resumo

O artigo apresenta a composteira como elemento metodológico e participativo a ser usado no ensino por áreas. O curso de Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina proporcionou a oportunidade de comprovar essa hipótese. Ante os pressupostos deste curso, este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino alinhada à perspectiva Freireana, tendo a composteira como sugestão para a área de Ciências da Natureza e Matemática, refletindo sobre as potencialidades que ela oferece. A experiência foi aplicada no ensino médio, através da perspectiva por área de conhecimento e remota. O trabalho divide-se em três momentos metodológicos, quais são: o primeiro abordagens e discussões específicas sobre as fundamentações teóricas; o segundo acerca da metodologia, aprofundando a proposta geral do trabalho e compreendendo as temáticas e abordagens que a mesma proporciona; e o terceiro que relata a experiência, trazendo-a como proposta prática do estágio de docência. O resultado nos mostra que trabalhar de forma interdisciplinar, a partir das áreas de conhecimento, proporciona aos educadores um maior engajamento entre si, pois precisam planejar e pensar conjuntamente as ações e aos estudantes, a educação dialógica pode proporcionar uma holística que não existe no método bancário: a visão de que as disciplinas andam conectadas, falam sobre coisas do cotidiano e estão presentes no seu dia a dia.

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Biografia do Autor

Sílvio Domingos Mendes da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Geografia (Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Políticas Públicas e Rede, 2014); estágio doutoral (sanduíche) no l'Institute d'Urabnisme de Grenoble (France). Mestrado em Agroecossistemas (Universidade Federal de Santa Catarina 2005). Graduado em Geografia Universidade do Estado de Santa Catarina, 1997), sendo bolsista de iniciação científica do CNPq.  É Professor Concursado da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi Sub-coordenador do Curso de Educação do Campo. Foi Professor concursado do Instituto Federal Catarinense. Foi Professor na Faculdade UNIGRANRIO/FATENP (Unidade Palhoça - SC); atuou por mais de dez anos como Professor concursado do Estado de Santa Catarina; atuou como Professor de Ensino de Geografia/Educação do Campo no Projeto PRONERA/UFSC (2006 a 2008); atuou como Professor da Escola do Legislativo do Estado de Santa Catarina (2012/2013); foi por 20 anos Servidor Público da Prefeitura Municipal de Palhoça-SC (Secretaria de Saúde). Está coordenador do PIBID/UFSC/Geografia. Tem experiência nas áreas de Educação, como Professor de Geografia. Executa trabalhos na área de planejamento e desenvolvimento urbano. Hoje, suas principais atividades acadêmicas estão ligadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão na UFSC, nas áreas de planejamento urbano, Ensino de Geografia e Geografia da Saúde. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (NEPEGEO). É Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC. 

Dandara Morgenstern dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Formada em Licenciatura em Educação do Campo pela Universidade Federal de Santa Catarina, 2021. Professora no Colégio Estadual Valmir Omarques Nunes (2021-2022).

 

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Publicado

2025-01-21

Como Citar

SILVA, Sílvio Domingos Mendes da; SANTOS, Dandara Morgenstern dos. COMPOSTEIRA E O ENSINO INTERDISCIPLINAR:: uma proposta prática, dialógica e reflexiva. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 12, n. 21, p. 534–554, 2025. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p532-551. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/33814. Acesso em: 22 abr. 2025.

Edição

Seção

Ensino Médio no/do Campo, Contra Hegemonia e o Projeto Territorial Camponês