PRÁTICAS EDUCACIONAIS NO CAMPO E O MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO

Autores

  • Antelmara de Souza Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Heloisa da Silva Borges Universidade Federal do Amazonas
  • Soliana de Souza e Souza Universidade Federal do Amazonas
  • Priscila Soares Lima Rede Estadual de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p387-406

Palavras-chave:

Materialismo histórico-dialético, Educação do campo, Práticas, Educação

Resumo

Neste trabalho compartilhamos uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo geral analisar as práticas educacionais no campo, a partir da perspectiva do materialismo histórico-dialético. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: 1) Compreender o materialismo histórico dialético, seus fundamentos e implicações para a Educação do Campo; 2) conhecer a relação entre as práticas educacionais no campo e a luta de classes na sociedade capitalista; e 3) destacar as práticas educacionais no campo no contexto da reprodução das relações sociais de produção. Metodologicamente, este estudo realiza uma Pesquisa Bibliográfica. A análise empreendida mostra que é fundamental destacar que a adoção do materialismo histórico-dialético não implica em uma visão determinista da realidade. Pelo contrário, ele parte da premissa de que a realidade é construída socialmente e, portanto, passível de transformação. Ao adotar esse referencial, é possível compreender a Educação do Campo como um espaço de possibilidades, no qual as contradições e as lutas sociais podem ser enfrentadas e transformadas, visando a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

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Biografia do Autor

Antelmara de Souza Silva, Universidade Federal do Amazonas

Pedagoga na rede Estadual de Educação e Qualidade de ensino do Amazonas (SEDUC-AM), especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAM) e membro do Grupo de Pesquisa "Educação do Campo, Currículo e Formação de professores na Amazônia" (GPECAM).

Heloisa da Silva Borges, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAM). Docente do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FACED/UFAM). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores na Amazônia (GPECAM).

Soliana de Souza e Souza, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especialização em Psicopedagogia em clínica institucional pela Universidade Pitágoras Unopar, graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa GPECAM.

Priscila Soares Lima , Rede Estadual de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas

Professora da rede Estadual de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC-AM), doutoranda em Educação (PPGE/UFAM). Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Licenciada em Letras (UEA) e Bacharel em Ciências Biológicas (UFAM). Membro do grupo de Pesquisa GPECAM.

 

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Publicado

2025-01-21

Como Citar

SILVA, Antelmara de Souza; BORGES, Heloisa da Silva; SOUZA, Soliana de Souza e; LIMA , Priscila Soares. PRÁTICAS EDUCACIONAIS NO CAMPO E O MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO . @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 12, n. 21, p. 237–257, 2025. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p387-406. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/33862. Acesso em: 22 abr. 2025.

Edição

Seção

Ensino Médio no/do Campo, Contra Hegemonia e o Projeto Territorial Camponês