APONTAMENTOS SOBRE O ENSAIO “A CRISE NA EDUCAÇÃO” DE HANNAH ARENDT

Autores

  • Duarte Bernardo Gomes Ministério Público de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p128-145

Palavras-chave:

Educação contemporânea, Crise, Crianças e jovens, Mundo moderno, Hannah Arendt

Resumo

O presente artigo propõe discutir a Crise na educação no mundo moderno, destacando a tensão entre tradição e inovação, tendo em vista que a educação tem a responsabilidade de preparar as novas gerações para o mundo existente, mas também reconhece que as crianças representam algo novo e inesperado. Por essas razões, o objetivo da pesquisa é apontar sobre o papel da educação na transmissão de um mundo comum entre gerações. Para atingir esses objetivos, a metodologia empregada incluiu a pesquisa bibliográfica que se concentrou na revisão e análise de estudos, livros, artigos de periódicos e informações extraídas em meio eletrônico pertinentes ao tema estudado. Os resultados apontaram que a educação deve proteger o novo (as crianças e jovens) do velho (o mundo estabelecido), enquanto simultaneamente prepara os jovens para a responsabilidade de renovar e manter o mundo que herdam. Assim, os resultados apontaram que a educação deve resguardar o novo -representado pelas crianças e jovens - do velho, que é o mundo já estabelecido. Ao mesmo tempo, é fundamental que essa educação prepare os jovens para assumir a responsabilidade de renovar e preservar o mundo que herdam. Assim, conclui-se a importância de a educação equilibrar tradição e inovação, do mesmo modo como autoridade e liberdade, para promover um desenvolvimento harmonioso e eficaz.

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Biografia do Autor

Duarte Bernardo Gomes, Ministério Público de Minas Gerais

Promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais. Foi assessor na Corregedoria Geral do Ministério Público de Minas Gerais. Ocupa a cadeira n. 34 da Academia de Letras do Ministério Público de Minas Gerais. Diretor da Revista oficial da Academia. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo em São Paulo e em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia em Belo Horizonte. Pós-graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado em Filosofia Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em São Paulo. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

 

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

GOMES, Duarte Bernardo. APONTAMENTOS SOBRE O ENSAIO “A CRISE NA EDUCAÇÃO” DE HANNAH ARENDT. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 12, n. 21, p. 128–145, 2024. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p128-145. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/33999. Acesso em: 22 abr. 2025.