APONTAMENTOS SOBRE O ENSAIO “A CRISE NA EDUCAÇÃO” DE HANNAH ARENDT
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p128-145Palavras-chave:
Educação contemporânea, Crise, Crianças e jovens, Mundo moderno, Hannah ArendtResumo
O presente artigo propõe discutir a Crise na educação no mundo moderno, destacando a tensão entre tradição e inovação, tendo em vista que a educação tem a responsabilidade de preparar as novas gerações para o mundo existente, mas também reconhece que as crianças representam algo novo e inesperado. Por essas razões, o objetivo da pesquisa é apontar sobre o papel da educação na transmissão de um mundo comum entre gerações. Para atingir esses objetivos, a metodologia empregada incluiu a pesquisa bibliográfica que se concentrou na revisão e análise de estudos, livros, artigos de periódicos e informações extraídas em meio eletrônico pertinentes ao tema estudado. Os resultados apontaram que a educação deve proteger o novo (as crianças e jovens) do velho (o mundo estabelecido), enquanto simultaneamente prepara os jovens para a responsabilidade de renovar e manter o mundo que herdam. Assim, os resultados apontaram que a educação deve resguardar o novo -representado pelas crianças e jovens - do velho, que é o mundo já estabelecido. Ao mesmo tempo, é fundamental que essa educação prepare os jovens para assumir a responsabilidade de renovar e preservar o mundo que herdam. Assim, conclui-se a importância de a educação equilibrar tradição e inovação, do mesmo modo como autoridade e liberdade, para promover um desenvolvimento harmonioso e eficaz.