A EXPERIÊNCIA DO ENSINO MÉDIO INTERATIVO NO PARÁ:
o contexto da implantação do projeto SEI numa realidade marajoara
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p261-293Palavras-chave:
Ensino médio, Projeto SEI, Comunidade ribeirinhaResumo
A produção objetivou analisar o processo de implantação do ensino médio por meio do Sistema Educacional Interativo (Projeto SEI) numa comunidade ribeirinha do município de Portel/PA, no período de 2018 a 2021. O estudo assentou-se nos pressupostos da abordagem qualitativa, do materialismo histórico e dialético enquanto método de pesquisa e da pesquisa de campo. Concluímos que a Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA), impôs a implantação do ensino médio interativo por meio do Projeto SEI na Vila Gomes/município de Portel, como estratégia de substituição do ensino médio presencial ofertado através do Sistema Modular de ensino (SOME), demonstrando assim, que o governo paraense se alinha à lógica neoliberal, onde não há nenhum interesse no diálogo com as populações do campo, mas sim que seja posta em funcionamento mais uma estratégia que alie baixo investimento em educação, a ampliação da oferta de vagas e um melhor gerenciamento do processo educacional por meio da ampla utilização das TICs. Ademais, há uma clara intenção por parte da gestão intermediária da SEDUC/PA no Marajó, e possivelmente do próprio governo estadual, de promover o sucateamento do SOME como forma de justificar sua substituição pelo Projeto SEI.
Palavras-chave: Ensino Médio. Projeto SEI. Comunidade Ribeirinha.