A EXPERIÊNCIA DO ENSINO MÉDIO INTERATIVO NO PARÁ:

o contexto da implantação do projeto SEI numa realidade marajoara

Autores

  • Claudenildo da Silva Ladislau Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/UFPA)
  • João Paulo da Conceição Alves Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p261-293

Palavras-chave:

Ensino médio, Projeto SEI, Comunidade ribeirinha

Resumo

A produção objetivou analisar o processo de implantação do ensino médio por meio do Sistema Educacional Interativo (Projeto SEI) numa comunidade ribeirinha do município de Portel/PA, no período de 2018 a 2021. O estudo assentou-se nos pressupostos da abordagem qualitativa, do materialismo histórico e dialético enquanto método de pesquisa e da pesquisa de campo. Concluímos que a Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA), impôs a implantação do ensino médio interativo por meio do Projeto SEI na Vila Gomes/município de Portel, como estratégia de substituição do ensino médio presencial ofertado através do Sistema Modular de ensino (SOME), demonstrando assim, que o governo paraense se alinha à lógica neoliberal, onde não há nenhum interesse no diálogo com as populações do campo, mas sim que seja posta em funcionamento mais uma estratégia que alie baixo investimento em educação, a ampliação da oferta de vagas e um melhor gerenciamento do processo educacional por meio da ampla utilização das TICs. Ademais, há uma clara intenção por parte da gestão intermediária da SEDUC/PA no Marajó, e possivelmente do próprio governo estadual, de promover o sucateamento do SOME como forma de justificar sua substituição pelo Projeto SEI.

Palavras-chave: Ensino Médio. Projeto SEI. Comunidade Ribeirinha.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudenildo da Silva Ladislau, Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/UFPA)

Mestre em Educação e Cultura pelo Programa de Pós Graduação em Educação e Cultura - PPGEDUC/UFPA Campus de Cametá/Pa. Especialista em escola que protege pelo Instituto de Ciência da Educação - ICED da Universidade Federal do Pará - UFPA. Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela faculdade FAMMA. Graduado em Pedagogia - UFPA - Campus do Marajó/Breves. Professor concursado das Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental na SEMED/Breves desde setembro de 2007, lotado atualmente na E.M.E.F. Miguel Bitar como professor de Apoio Pedagógico. Técnico Pedagógico Educacional concursado na SEMED/Breves desde setembro de 2015, lotado atualmente no Conselho Municipal de Educação do Município de Breves/PA. Possui experiência como: Docente de turmas dos anos iniciais do ensino fundamental; Professor de Informática Educativa; Membro da Coordenação de Informática Educativa do Município de Breves/PA; Professor Comunitário do Programa Mais Educação. É associado à ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação).

João Paulo da Conceição Alves, Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/UFPA)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPa). É Professor Adjunto III no curso de Pedagogia no Campus de Abaetetuba/UFPa . É docente no curso de Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/UFPa), e no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão de Escola Básica (PPEB/UFPa). Possui Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (2009) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2006). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE/UFPa). É associado à ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação), à SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e à ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação). Participa de pesquisas relacionadas às sub-áreas Trabalho e Educação; Políticas Educacionais para a educação básica; Indicadores de Qualidade do Ensino Médio; Trabalho e Relações Étnico-Raciais; Formação Humana e Educação Politécnica. Tem ministrado as seguintes disciplinas relacionadas à política e Legislação educacional, trabalho e educação e pesquisa educacional.

 

REFERÊNCIAS

ALVES, Charles Alberto de Souza. A política de municipalização do ensino fundamental no estado do Pará a partir da ótica dos gestores estaduais da educação. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciência da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

 ARAUJO, R. M. L.; SILVA, L. T.; BOTH, A. L. C. M.; Possibilidades de resistências à reforma do ensino médio em curso. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 22, p. 1 – 13, e14021, Jun. 2022. ISSN 2447-1801.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, Presidência da República [1996].  Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 7 abr. 2019.

FERREIRA, José Matheus Rocha da Costa. Carreira e remuneração de professores do Sistema de Organização Modular do Ensino Médio – SOME no Pará. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. 

FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re) exame das relações entre educação e estrutura econômica-social e capitalista. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1999. 

GOMES, Albiane Oliveira et al. O terceiro setor na promoção da política educacional no pacto pela educação no Pará. São Luiz:  Universidade Federal do Maranhão, 2019.

GUTIERRES, Dalva Valente Guimarães; FERREIRA, José Mateus Rocha da Costa. Parcerias Público-Privadas e Ensino Médio do Campo no Pará: a presença que some na interatividade proposta pelo SEI. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 22, n.3, p. 97-117, set./dez. 2019.

INSTITUTO SYNERGOS BRASIL. Pacto pela educação do Pará: relato de avaliação 2012 a 2017. Rio de Janeiro, Brasil, 2020. Disponível em: https://syngs.info/files/pacto-pela-educacao-do-para-brasil-relato-e-avaliacao-2012-2017.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021.

MATOS, Cleide Carvalho; REIS, Manuelle Espíndola dos; COUTO, Jeovani de Jesus. O Sistema Educacional Interativo e as Perspectivas de Formação Humana dos Alunos do Ensino Médio das Comunidades Rurais do Estado do Pará. Revista Contexto e Educação, Editora Unijuí - ISSN 2179-1309 - Ano 36 - nº 114 - Maio/Ago. 2021.

MARTINS, Roberto Araújo. A gestão sistêmica do fracasso escolar do ensino médio da rede pública do estado do Pará. 2018. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. 

MESQUITA, Marcelo Ribeiro de; CARDOSO, Wladirson Ronny da Silva. O Pacto pela venda da Escola Pública no Pará. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 12, n. 1, p. 36-58, jan./abr. 2019.

MICHELAT, Guy. Sobre a Utilização da Entrevista Não-Diretiva em Sociologia. In: THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. 3. ed. São Paulo: Polis, 1982. p.191-211.

PARÁ. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO (SEDUC). Plano de Implantação do Sistema Educacional Interativo (SEI). Belém: SEDUC, 2017a.

PARÁ. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO (SEDUC). Assessoria de Comunicação da SEDUC (ASCOM). Sistema Educacional Interativo (SEI): nova metodologia de Ensino Médio. Belém: SEDUC, 2017b.

PARÁ. Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará. Belém: [s.n.], 2016. Disponível em: tinyurl.com/y4zya54f. Acesso em: 10 jun. 2020.

PARÁ. Secretaria de Estado de Educação do Pará. Documento Curricular do Estado do Pará – Etapa Ensino Médio. Volume II. Belém: SEDUC-PA, 2021. P.522

RODRIGUES, João Marcelino Pantoja. No espelho do rio o que reflete e o que “SOME”? O Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) na ótica de jovens egressos do município de Breves – Pará. UFPA, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.

SANTOS, C. F. R. Tecnologias de informação e comunicação. Paraná: Unicentro, 2014.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.

SILVA, Camila Croso; AZZI, Diego; BOCK, Renato. Banco Mundial em foco: sua Atuação na Educação Brasileira e nos Países que Integram a Iniciativa Via Rápida na América Latina. In: HADDAD, Sérgio et al (org.). Banco mundial, OMC e FMI: o impacto nas políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 2008. p. 15-86. 

SHIROMA, Oneide Oto. Ações em Rede na Educação: contribuição dos estudos do trabalho para a análise de redes sociais. In: ARAUJO, Ronaldo; RODRIGUES, Doriedson (org.). A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais. Campinas: Alínea Editora, 2012. p. 89-114.

 

Downloads

Publicado

2025-01-21

Como Citar

LADISLAU, Claudenildo da Silva; ALVES, João Paulo da Conceição. A EXPERIÊNCIA DO ENSINO MÉDIO INTERATIVO NO PARÁ:: o contexto da implantação do projeto SEI numa realidade marajoara. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 12, n. 21, p. 359–391, 2025. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p261-293. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/34080. Acesso em: 12 ago. 2025.

Edição

Seção

Ensino Médio no/do Campo, Contra Hegemonia e o Projeto Territorial Camponês