EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO MÉDIO CAMPESINO EM TERRITÓRIO DUQUECAXIENSE:

trajetória histórica e descontinuidades

Autores

  • Joanna Angelica Marques Unigranrio Afya
  • Edjan Souza Machado Unigranrio Afya
  • Renata de Almeida Oliveira Unigranrio Afya

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p294-315

Palavras-chave:

Educação do campo, Educação de jovens e adultos, Ensino médio

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a Educação de Jovens e Adultos (EJA), no território campesino do município de Duque de Caxias, durante o período de (2013-2023), abordando os aspectos históricos e dados estatísticos que corroborem com o levantamento de hipóteses sobre o tema, bem como sobre o atendimento da população jovem e adulta, a partir dos 15 anos de idade que por algum motivo não teve oportunidade de escolarização, no Ensino Médio, na idade considerada como adequada, e que atualmente, reside no território rural. A EJA, apresenta muitas proximidades com a educação campesina, uma vez as dificuldades enfrentadas para a garantia de direitos educacionais à um público considerado marginalizado desde a sua concepção. Abordar a EJA em área rural na cidade de Duque de Caxias, município do estado do Rio de Janeiro, integrante da Região Metropolitana, considerada como Baixada Fluminense, é trazer para a discussão seu processo de urbanização, e crescimento desordenado, bem como, apresentar ao leitor a concepção de educação disponibilizada, bem como reafirmar a necessidade de garantia de acesso e permanência às estruturas de ensino.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joanna Angelica Marques, Unigranrio Afya

Mestranda do PPGHCA- Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO, bolsista pela CAPES, Pedagoga, possui psicopedagoga, especialista em gestão educacional, Orientadora Educacional da rede municipal de Duque de Caxias (RJ) desde 2005 e atualmente Técnica do Departamento de Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação do mesmo município realizando coordenação cooperativa do Programa de Educação Integral, e das Escolas do Campo municipais.

Edjan Souza Machado, Unigranrio Afya

Mestranda do PPGHCA- Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO, bolsista pela CAPES, Psicóloga, Professora e Implementadora Pedagógica do Departamento de Acessibilidade e Inclusão Educacional na Secretaria Municipal de Educação do município de Duque de Caxias (RJ). Membro do Grupo de Pesquisa de SATEDES-CNPq.

Renata de Almeida Oliveira, Unigranrio Afya

Doutora em Memória Social (UNIRIO). Mestre em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas (UERJ), com Pós-doutorado em Cultura e Territorialidades (2021) e pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Políticas Sociais (2022) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). É pós-graduada em Produção Cultural (2017) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e ampla formação interdisciplinar em história, pedagogia, produção cultural e psicopedagogia. Professora na UNIGRANRIO, UERJ e UFF, coordena o grupo de pesquisa LABCEMA e é Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Atua em memória, cultura, educação e produção cultural, com experiência em projetos de impacto social, como o Programa Escolas do Amanhã (UNESCO) e iniciativas culturais no Rio de Janeiro. Também possui experiência em gestão de projetos e políticas culturais. Suas áreas de pesquisa incluem história do Brasil, ensino de história, antropologia das religiões e educação crítica.

 

REFERÊNCIAS

ANDRADE, Eliane Ribeiro. Os jovens da EJA e a EJA dos jovens. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; PAIVA, Jane (orgs.). Educação de jovens e adultos. RJ: DP&A, 2004. 158p.

______; MOLINA, Mônica C.; JESUS, Sonia Meire S. Azevedo. (Orgs.). Contribuições para a construção de um projeto de educação do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional por uma Educação Básica do Campo, 2004. Coleção Por uma Educação Básica do Campo, n. 5.

BRASIL. Presidência da República. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica 2000. Rio de Janeiro, 2002.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação básica 2020 : resumo técnico [recurso eletrônico] – Brasília : Inep, 2021. 70 p. : il.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília: DF, 2002.

CALDART, R. S. Sobre Educação do Campo. Educação do Campo: reflexões a partir da tríade Produção - Cidadania - Pesquisa. In: SANTOS, C. A. dos (Org.). Por uma Educação do Campo: Campo - Políticas Públicas - Educação. Brasília: INCRA; MDA, 2008. (Coleção Por uma Educação do Campo nº 7).

FERNANDES, B.M. Diretrizes de uma caminhada. In: ARROYO, M.G; CALDART, R.S.; MOLINA, M.C. Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 133-145.

MOLINA, M. C.; ANTUNES-ROCHA, M. I. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.22, n.2, p.220-253, jul./dez. 2014

NORA, P., & Aun Khoury, T. Y. (2012). Entre Memória e História: A problemática dos lugares. Projeto História: Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História.

SEEDUC. Currículo Referencial do Ensino Médio. Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: https://novoensinomedio.educacao.rj.gov.br/curriculo-referencial. Acesso em: 27 de julho de 2024.

SEEDUC. Catálogo de Itinerários Formativos. Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: catalogo-if.pdf (educacao.rj.gov.br) Acesso em: 06 de junho de 2024.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis: Vozes, 1996.

SILVEIRA, L.A., and RIBEIRO, M.Â.C. Situando Duque de Caxias no contexto metropolitano da Baixada Fluminense: de cidade-dormitório a cidade plena. In: MARAFON, G.J., and RIBEIRO, M.A. orgs. Revisitando o território fluminense, VI [online]. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2017, pp. 209-258.

Downloads

Publicado

2025-01-21

Como Citar

MARQUES, Joanna Angelica; MACHADO, Edjan Souza; OLIVEIRA, Renata de Almeida. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO MÉDIO CAMPESINO EM TERRITÓRIO DUQUECAXIENSE:: trajetória histórica e descontinuidades. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 12, n. 21, p. 417–438, 2025. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p294-315. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/34089. Acesso em: 22 abr. 2025.

Edição

Seção

Ensino Médio no/do Campo, Contra Hegemonia e o Projeto Territorial Camponês