EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO MÉDIO CAMPESINO EM TERRITÓRIO DUQUECAXIENSE:
trajetória histórica e descontinuidades
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p294-315Palavras-chave:
Educação do campo, Educação de jovens e adultos, Ensino médioResumo
Este artigo tem por objetivo analisar a Educação de Jovens e Adultos (EJA), no território campesino do município de Duque de Caxias, durante o período de (2013-2023), abordando os aspectos históricos e dados estatísticos que corroborem com o levantamento de hipóteses sobre o tema, bem como sobre o atendimento da população jovem e adulta, a partir dos 15 anos de idade que por algum motivo não teve oportunidade de escolarização, no Ensino Médio, na idade considerada como adequada, e que atualmente, reside no território rural. A EJA, apresenta muitas proximidades com a educação campesina, uma vez as dificuldades enfrentadas para a garantia de direitos educacionais à um público considerado marginalizado desde a sua concepção. Abordar a EJA em área rural na cidade de Duque de Caxias, município do estado do Rio de Janeiro, integrante da Região Metropolitana, considerada como Baixada Fluminense, é trazer para a discussão seu processo de urbanização, e crescimento desordenado, bem como, apresentar ao leitor a concepção de educação disponibilizada, bem como reafirmar a necessidade de garantia de acesso e permanência às estruturas de ensino.