EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO MÉDIO CAMPESINO EM TERRITÓRIO DUQUECAXIENSE:

trajetória histórica e descontinuidades

Authors

  • Joanna Angelica Marques Unigranrio Afya
  • Edjan Souza Machado Unigranrio Afya
  • Renata de Almeida Oliveira Unigranrio Afya

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p294-315

Keywords:

Educação do campo, Educação de jovens e adultos, Ensino médio

Abstract

This article aims to analyze Youth and Adult Education (EJA), in the peasant territory of the municipality of Duque de Caxias, during the period (2013-2023), addressing the historical aspects and statistical data that corroborate the raising of hypotheses on the subject, as well as on the care of the young and adult population, from the age of 15 who for some reason did not have the opportunity to school,  in High School, at the age considered appropriate, and who currently resides in the rural territory. EJA has many similarities with peasant education, since the difficulties faced to guarantee the learning rights to a public considered marginalized since its conception.To address EJA in a rural area in the city of Duque de Caxias, a municipality in the state of Rio de Janeiro, part of the Metropolitan Region, considered as Baixada Fluminense, is to bring to the discussion its process of urbanization, and disorderly growth, as well as to present to the reader the conception of education available, as well as to reaffirm the need to guarantee access and permanence to teaching structures.

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Author Biographies

Joanna Angelica Marques, Unigranrio Afya

Mestranda do PPGHCA- Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO, bolsista pela CAPES, Pedagoga, possui psicopedagoga, especialista em gestão educacional, Orientadora Educacional da rede municipal de Duque de Caxias (RJ) desde 2005 e atualmente Técnica do Departamento de Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação do mesmo município realizando coordenação cooperativa do Programa de Educação Integral, e das Escolas do Campo municipais.

Edjan Souza Machado, Unigranrio Afya

Mestranda do PPGHCA- Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO, bolsista pela CAPES, Psicóloga, Professora e Implementadora Pedagógica do Departamento de Acessibilidade e Inclusão Educacional na Secretaria Municipal de Educação do município de Duque de Caxias (RJ). Membro do Grupo de Pesquisa de SATEDES-CNPq.

Renata de Almeida Oliveira, Unigranrio Afya

Doutora em Memória Social (UNIRIO). Mestre em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas (UERJ), com Pós-doutorado em Cultura e Territorialidades (2021) e pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Políticas Sociais (2022) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). É pós-graduada em Produção Cultural (2017) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e ampla formação interdisciplinar em história, pedagogia, produção cultural e psicopedagogia. Professora na UNIGRANRIO, UERJ e UFF, coordena o grupo de pesquisa LABCEMA e é Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Atua em memória, cultura, educação e produção cultural, com experiência em projetos de impacto social, como o Programa Escolas do Amanhã (UNESCO) e iniciativas culturais no Rio de Janeiro. Também possui experiência em gestão de projetos e políticas culturais. Suas áreas de pesquisa incluem história do Brasil, ensino de história, antropologia das religiões e educação crítica.

 

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Published

2025-01-21

How to Cite

MARQUES, Joanna Angelica; MACHADO, Edjan Souza; OLIVEIRA, Renata de Almeida. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO MÉDIO CAMPESINO EM TERRITÓRIO DUQUECAXIENSE:: trajetória histórica e descontinuidades. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 12, n. 21, p. 417–438, 2025. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p294-315. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/34089. Acesso em: 13 aug. 2025.

Issue

Section

Ensino Médio no/do Campo, Contra Hegemonia e o Projeto Territorial Camponês