EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ENSINO MÉDIO DE ALGUNS MUNICÍPIOS BAIANOS
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p453-478Palavras-chave:
Currículo, Educação do campo, Ensino médicoResumo
O artigo objetiva examinar a adequação do currículo do Ensino Médio para as necessidades e realidades dos estudantes do campo, incluindo a integração de conteúdos relevantes para a vida do camponês como estratégia de fortalecimento da identidade desses estudantes e diminuição das desigualdades educacionais. Com uma pesquisa qualitativa de abordagem exploratória, utilizamos dados produzidos por meio de questionário semiestruturado, encaminhado pelo Google Forms a docentes, gestores e coordenadores pedagógicos de escolas do campo que atendem ao Ensino Médio. Constatamos com o estudo que o currículo do Ensino Médio traduz o sentido mercadológico, imposto por documentos estruturantes forjados para manter o camponês na produtividade capitalista. Outro achado da pesquisa foi que não existe currículo pautado na realidade do estudante do campo, além da evidente necessidade de políticas de formação e de organização estrutural de um currículo com base na Educação do Campo.