A AGROECOLOGIA NAS ESCOLAS DO CAMPO VINCULADAS AO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA:
rumo à construção da reforma agrária popular
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p214-237Palavras-chave:
Educação do campo, Escola do campo, Agroecologia, Movimento SocialResumo
O texto apresenta e analisa experiências voltadas à construção da Agroecologia em escolas do campo vinculadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no contexto de construção da Reforma Agrária Popular. Delimita a análise tendo o recorte voltado às Escolas Itinerantes do Paraná e às Escolas de Assentamento em nível nacional, que tiveram suas experiências apresentadas no II Encontro Nacional de Educadoras e Educadores da Reforma Agrária. Enquanto pesquisa bibliográfica e documental orientada pelo materialismo histórico-dialético, tem por objetivo sistematizar elementos teóricos e práticos sobre a construção da Agroecologia na Educação Básica vinculada ao MST, analisando as potencialidades educativas presentes nas experiências apresentadas. Como resultados, indica potencialidades educativas que se desenvolvem a partir da intencionalidade e orientação do Movimento Social, vinculadas com o princípio educativo do trabalho, a auto-organização, o envolvimento das comunidades, o trabalho coletivo de professores(as) e de estudantes, o acesso ao conhecimento agroecológico e o potencial das escolas em suscitar e aprofundar discussões sobre as contradições da sociedade atual, incidindo na formação das novas gerações a partir de interesses de classe direcionados à transformação social, onde a agroecologia pode ter papel central.