A AGROECOLOGIA NAS ESCOLAS DO CAMPO VINCULADAS AO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA:

rumo à construção da reforma agrária popular

Autores

  • Janaine Zdebski da Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Fernando José Martins Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p214-237

Palavras-chave:

Educação do campo, Escola do campo, Agroecologia, Movimento Social

Resumo

O texto apresenta e analisa experiências voltadas à construção da Agroecologia em escolas do campo vinculadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no contexto de construção da Reforma Agrária Popular. Delimita a análise tendo o recorte voltado às Escolas Itinerantes do Paraná e às Escolas de Assentamento em nível nacional, que tiveram suas experiências apresentadas no II Encontro Nacional de Educadoras e Educadores da Reforma Agrária. Enquanto pesquisa bibliográfica e documental orientada pelo materialismo histórico-dialético, tem por objetivo sistematizar elementos teóricos e práticos sobre a construção da Agroecologia na Educação Básica vinculada ao MST, analisando as potencialidades educativas presentes nas experiências apresentadas. Como resultados, indica potencialidades educativas que se desenvolvem a partir da intencionalidade e orientação do Movimento Social, vinculadas com o princípio educativo do trabalho, a auto-organização, o envolvimento das comunidades, o trabalho coletivo de professores(as) e de estudantes, o acesso ao conhecimento agroecológico e o potencial das escolas em suscitar e aprofundar discussões sobre as contradições da sociedade atual, incidindo na formação das novas gerações a partir de interesses de classe direcionados à transformação social, onde a agroecologia pode ter papel central.

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Biografia do Autor

Janaine Zdebski da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste/Cascavel; Mestre em Educação pela Unioeste/Cascavel; Doutora em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Unioeste/Foz do Iguaçu. Pós-doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro. Docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, lotada no Centro de Formação de Professores.

Fernando José Martins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão – FECILCAM, hoje Unespar – Universidade Estadual do Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS com complementação pela Universidade do Porto, em Portugal. Professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, no campus de Foz do Iguaçu. Lotado no Centro de Educação, Letras e Saúde e professor no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Sociedade, Cultura e Fronteiras.

 

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Publicado

2025-01-21

Como Citar

SILVA, Janaine Zdebski da; MARTINS, Fernando José. A AGROECOLOGIA NAS ESCOLAS DO CAMPO VINCULADAS AO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA:: rumo à construção da reforma agrária popular. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 12, n. 21, p. 214–236, 2025. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p214-237. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/34329. Acesso em: 22 abr. 2025.

Edição

Seção

Ensino Médio no/do Campo, Contra Hegemonia e o Projeto Territorial Camponês