REFERÊNCIAS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO ENSINO REGULAR:
uma possibilidade de educação integral nas escolas públicas no/do campo
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p479-504Palavras-chave:
Educação do campo, Ensino médio, Escola Estadual de Educação Básica Catharina SegerResumo
Este estudo apresenta uma proposta de ensino em escolas públicas no/do campo com referências da Pedagogia da Alternância no ensino regular, em um Curso de Ensino Médio no Colégio Estadual do Campo Bom Jesus, no município de Marmeleiro - PR, pensada como contraproposta à Educação Integral indicada pela gestão da educação estadual a essas escolas nos anos entre 2022 e 2024. A referência para essa proposta foi a experiência da Escola Estadual de Educação Básica Catharina Seger, de Palma Sola - SC, que organizou o ensino a partir da perspectiva da Pedagogia da Alternância. Neste artigo, compartilha-se essa possibilidade de enfrentamento às mudanças exigidas pelas atuais políticas de educação nos Cursos de Ensino Médio de escolas públicas no/do campo no estado do Paraná, por meio da referência da Pedagogia da Alternância no ensino regular. Apresenta-se, desse modo, o processo de implementação da proposta na Escola Estadual de Educação Básica Catharina Seger, assim como a contraproposta produzida no Colégio Estadual do Campo Bom Jesus. No contexto do Ensino Médio em escolas públicas no/do campo, compreende-se ser necessária uma formação que prepare os jovens para o Ensino Superior e para desenvolverem aspectos profissionais do trabalho do campo.